Imunização

Vacinação contra bronquiolite para gestantes é iniciada em São Luís

A campanha ocorre às vésperas do período de maior circulação do VSR, quando aumentam os casos de bronquiolite e outras infecções respiratórias em recém-nascidos.

Imirante.com

Atualizada em 04/12/2025 às 18h15
A vacina é destinada a gestantes a partir da 28ª semana, etapa em que a aplicação garante proteção aos bebês. (Foto: divulgação / SES-MA)

SÃO LUÍS - A imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite, começa nesta semana em São Luís, com oferta de doses em unidades de saúde da rede pública municipal e estadual. A vacina é destinada a gestantes a partir da 28ª semana, etapa em que a aplicação garante proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade às formas graves da doença.

Pela rede municipal, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital, das 8h às 17h, e na sala de vacina localizada no São Luís Shopping, aberta de terça a sábado, das 10h às 16h. Já na rede estadual na capital, a vacinação estará disponível em pontos como as Policlínicas Vinhais e Cidade Operária e os hospitais Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira), Vila Luizão e Aquiles Lisboa (Bonfim).

No momento da aplicação da dose é preciso fazer a apresentação da carteirinha de vacinação e documento oficial com foto.

A administração da vacina deve ser registrada e acompanhada pelo profissional do pré-natal, especialmente para gestantes com condições clínicas que exijam atenção específica. Em casos de distúrbios graves de coagulação, que exigem acompanhamento médico, é necessária a orientação do obstetra para definir o melhor momento e as condições de aplicação.

Imunização de gestantes contra bronquiolite em São Luís

A campanha ocorre às vésperas do período de maior circulação do VSR, quando aumentam os casos de bronquiolite e outras infecções respiratórias em recém-nascidos. A vacina é aplicada em dose única e pode ser tomada sem restrição de idade materna, desde que a gestação já tenha atingido 28 semanas.

Segundo os órgãos municipais e estaduais, a orientação é que as gestantes procurem o ponto de vacinação mais próximo o quanto antes, para garantir proteção ao bebê e reduzir o risco de internações por complicações respiratórias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.