SÃO LUÍS - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14/11), a Operação Privillegium, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção envolvendo um servidor público e transferências fraudulentas de eleitores. A investigação aponta para a inserção de dados falsos no sistema da Justiça Eleitoral nas cidades de São Luís e São José de Ribamar, no Maranhão. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral do estado.
Investigação começou após Corregedoria-Geral do TRE identificar irregularidades
A ação busca aprofundar apurações iniciadas após comunicação da Corregedoria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), que identificou irregularidades em um posto de atendimento em São Luís. Nesse local, eram registrados eleitores do interior do estado, e surgiram indícios de manipulação de informações para favorecer interesses políticos.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que grupos políticos negociavam com um ex-funcionário colaborador do TRE/MA, pagando valores em troca da inserção de documentos e dados possivelmente falsos de eleitores no sistema informatizado da Justiça Eleitoral. Os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informação e associação criminosa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.