COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Ameaças

DuarteJr. relata ter sofrido ameaças devido a CPMI do INSS

Deputado maranhense disse que foi constrangido a interromper as investigações que estão sendo feitas na comissão que investiga esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 05/11/2025 às 19h15

O deputado federal Duarte Júnior (PSB) relatou nas redes sociais, nesta quarta-feira, 5, ameaças e constrangimentos ocorrido devido a sua atuação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que investiga esquema de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. O parlamentar diz que registrou ocorrência da Polícia Legislativa Federal e requeriu proteção para a sua família.

Sem citar nome de quem fez ameaças, Duarte Júnior relatou que sabia que enfrentar “criminosos poderosos e de colarinho branco” não seria fácil.

 

Depois disso, ele disse que nas últimas horas foi ameaçado e constrangido a interromper as investigações que estão sendo feitas na CPMI do INSS. O parlamentar, no entanto, não chega a citar a autoria das ameaças que ele relatar ter sofrido.

“Quando assumi a vice-presidência da CPMI do INSS, sabia que não seria fácil enfrentar criminosos poderosos e de colarinho branco que roubam de pessoas em situação de vulnerabilidade. Nas últimas horas, fui ameaçado e constrangido a interromper as investigações. Já registrei a ocorrência na Polícia Legislativa Federal e estou requerendo proteção imediata para minha família. Falo como pai, filho e marido. Porque, antes de ser deputado, sou um homem com uma família que merece viver em paz. E é por eles que sigo firme. Sigo na busca pela Justiça e pela Verdade. Quem comete um crime deve responder às leis dos homens e às leis de Deus”, postou o parlamentar nas redes sociais.

Duarte Júnior tem feito questionamento acalorado aos depoentes da comissão. Ele é vice-presidente da CPMI do INSS e, nesta semana, por exemplo, confrontou Abraão Lincoln Ferreira, presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultura, que chegou a ser preso após voz de prisão dada pelo presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos - MG).

Antes, Duarte Júnior já havia confrontado Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, durante o seu depoimento questionando sobre recursos que o empresário teria transferido a políticos.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.