Novo ministro

Guilherme Boulos assume Secretaria-Geral da Presidência e promete ouvir demandas populares

Novo ministro Guilherme Boulos afirma que sua missão será “colocar o governo na rua” e fortalecer o diálogo com movimentos sociais e a sociedade civil

Ipolítica

Guilherme Boulos foi anunciado nesta segunda-feira (21) pelo Governo como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência (Ricardo Stuckert/PR)

BRASÍLIA – O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL-SP), agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela nomeação e afirmou que sua principal missão será aproximar o governo das demandas populares.

Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, declarou Boulos em publicação nas redes sociais.

Ele destacou ainda que levará ao Planalto a experiência adquirida no movimento social brasileiro, onde iniciou sua trajetória política. Boulos assume o cargo no lugar de Márcio Macêdo (PT) e terá como função articular o diálogo entre o governo federal e a sociedade civil, especialmente com movimentos sociais, ONGs e entidades de classe.

Com 43 anos, Boulos tem formação em filosofia pela USP e mestrado em psiquiatria, além de uma longa atuação em defesa da moradia e da reforma urbana. Líder histórico do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foi candidato à Presidência da República em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024.

A nomeação é vista como uma estratégia do governo para reforçar a interlocução com as bases populares e consolidar a presença do PSOL dentro da estrutura da Presidência da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.