“Portas Abertas”

Escola Upaon-Açu realiza Programa de Bolsas e ações especiais para novas famílias

Iniciativa integra o projeto “Novas Famílias”, criado para aproximar o Upaon de estudantes e responsáveis interessados em fazer parte da comunidade Upaon.

Publipost / Escola Upaon-Açu

Atualizada em 17/10/2025 às 14h15
Próxima edição do Programa de Bolsas será neste sábado, 18, a partir das 8h, na escola Upaon-Açu. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - Com o objetivo de atrair novas famílias e ampliar o acesso à proposta pedagógica baseada na metodologia Montessoriana, a escola Upaon-Açu realizará neste sábado (18) mais uma edição do projeto “Novas Famílias”, que marca o início de uma nova etapa na história da escola. A iniciativa reúne dois grandes eixos de ações voltadas a estudantes que desejam ingressar na instituição: o evento “Portas Abertas”, voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, e o Programa de Bolsas 2026, destinado aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio.

O Programa de Bolsas Upaon 2026, que terá mais uma edição no fim de semana, oferece descontos de até 80% na anuidade para estudantes externos que desejam ingressar na escola a partir do próximo ano letivo. A seleção será feita por meio de prova presencial, com 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.upaon.com.br ou pelo telefone (98) 3334-7000.

De acordo com o edital, as bolsas são concedidas conforme o desempenho nas provas, podendo ser renovadas a cada ano letivo. Além da prova em si, o programa prevê uma segunda etapa: a conversa com a equipe escolar, momento em que o Upaon busca compreender as necessidades de cada família e encontrar um ponto de equilíbrio que viabilize a permanência do estudante e o ingresso em uma comunidade educativa comprometida com o aprendizado e o acolhimento.

Enquanto os candidatos realizam as provas, as famílias são acolhidas e convidadas pela direção da escola Upaon-Açu a conhecerem todos os espaços e ambientes escolares. Foto: Divulgação

Para concorrer, a família precisa informar o ano que o candidato pretende cursar em 2026 e o estudante inscrito deve comparecer à unidade escolhida no horário da avaliação, munido de documento com foto, lápis, borracha e caneta preta. O tempo máximo de prova é de 60 minutos, e os resultados são divulgados no mesmo dia da aplicação, diretamente na escola.

Entre os critérios, o Upaon destaca que os primeiros colocados de cada série podem garantir os seguintes descontos na anuidade:

50% para os 1º colocados do 6º ao 9º ano;

60% para o 1º colocado da 1ª série do Ensino Médio;

70% para o 1º colocado da 2ª série EM;

80% para o 1º colocado da 3ª série EM.

Os candidatos também podem conquistar descontos parciais, de acordo com o desempenho obtido na avaliação. As bolsas são pessoais e intransferíveis, válidas exclusivamente para o ano letivo de 2026, com a possibilidade de renovação.

Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, o evento “Portas Abertas” dispensa provas, mas também prevê a concessão de descontos diferenciados a novas famílias. Foto: Divulgação

“O nosso Programa de Bolsas é uma porta de entrada para que novas famílias conheçam de perto o projeto educacional do Upaon-Açu, reconhecido por sua formação integral, baseada nos pilares da UNESCO e em práticas que valorizam a autonomia, a convivência e o aprendizado significativo”, afirma o diretor-geral da escola, Bruno Cicalise.

Já o evento “Portas Abertas”, voltado às famílias com crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, oferece uma experiência imersiva no cotidiano da escola, com vivências, oficinas e interação com a equipe pedagógica.

“A proposta é apresentar a metodologia do Upaon de forma acolhedora, reforçando o propósito da instituição de construir uma comunidade escolar plural, afetiva e participativa. Para nós, o projeto “Novas Famílias” é um convite à construção coletiva de um ambiente de aprendizado e de valores que transcendem a sala de aula”, conclui a vice-diretora Camila Balluz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.