Sumiu...

Moovit: usuários questionam ausência de rotas de ônibus de São Luís no aplicativo

Aplicativo de mobilidade urbana mais usado no mundo, Moovit não apresenta dados da frota de ônibus da capital maranhense desde o início da semana

Imirante.com

Atualizada em 16/10/2025 às 12h06
Moovit é o app de mobilidade urbana mais usado no mundo (Divulgação/Moovit)

SÃO LUÍS – Usuários do aplicativo de mobilidade urbana Moovit utilizaram as redes sociais para relatar ausência de dados sobre as rotas do sistema de transporte público de São Luís na ferramenta.

Normalmente, o app mostra em tempo real quais são as linhas mais próximas, o tempo estimado de chegada e o trajeto completo dos ônibus em operação. No entanto, desde a última terça-feira (14), moradores da capital maranhense afirmam que o sistema parou de atualizar os dados, impossibilitando o acompanhamento das viagens.

O Moovit é um dos principais aplicativos de mobilidade urbana utilizados no Brasil e no mundo. A ferramenta depende da atualização contínua de dados fornecidos pelos operadores locais para exibir corretamente as linhas e trajetos.

Em São Luís, o app é amplamente usado por trabalhadores e estudantes para planejar deslocamentos e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus.

Moovit investiga falha no sistema

O Imirante procurou o Moovit para questionar a razão da falha na exibição das rotas. Em nota, o aplicativo informou que investiga a origem do problema, que pode ser interno ou externo.

O Moovit lamenta o transtorno causado aos usuários do app em São Luís. Nossa equipe de operações está trabalhando para solucionar a questão e espera voltar a exibir as informações dos ônibus em tempo real em breve”, declarou o app.

Prefeitura e Governo negam responsabilidade

O Imirante também entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão. Em nota, tanto a Prefeitura quanto o Governo afirmaram que não são responsáveis pelo envio de informações a aplicativos de mobilidade, lembrando que o Moovit é uma plataforma global, criada em Israel.

Sobre a situação da frota, o Governo do Maranhão informou que os 370 ônibus que compõem o sistema semiurbano estão operando normalmente em seus respectivos itinerários. O Governo também informou que as informações constam em um aplicativo fornecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), o Meu Ônibus São Luís.

Questionada sobre o número atual da frota de ônibus da capital, a Prefeitura de São Luís não respondeu sobre o assunto.

Ao Imirante, o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, afirmou que outros aplicativos não estão autorizados a cobrar pela informação das rotas dos ônibus da capital.

"O aplicativo do SET é gratuito para todos os usuários do serviço de transporte da Grande Ilha. Não há nenhum outro aplicativo autorizado a cobrar por essa informação. Basta baixar o aplicativo Meu Ônibus São Luís para Apple ou Android nas suas respectivas lojas digitais", disse.

Veja as notas, na íntegra

Prefeitura de São Luís

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que o gerenciamento do aplicativo Moovit não é de responsabilidade desta secretaria.

Governo do Maranhão

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que o aplicativo oficial e gratuito do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Maranhão (SET), Meu Ônibus São Luís, utilizado para consulta de horários, rotas e demais informações sobre os ônibus semiurbanos, segue funcionando normalmente. 

A MOB destaca ainda que a frota de mais de 370 ônibus semiurbanos segue operando regularmente em toda a Grande Ilha, sem alterações nos itinerários. Essa frota foi recentemente ampliada com a incorporação de quase 50 novos veículos, o que reforça o compromisso da gestão em garantir a qualidade e eficiência do transporte semiurbano. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.