SÃO LUÍS – Usuários do aplicativo de mobilidade urbana Moovit utilizaram as redes sociais para relatar ausência de dados sobre as rotas do sistema de transporte público de São Luís na ferramenta.
Normalmente, o app mostra em tempo real quais são as linhas mais próximas, o tempo estimado de chegada e o trajeto completo dos ônibus em operação. No entanto, desde a última terça-feira (14), moradores da capital maranhense afirmam que o sistema parou de atualizar os dados, impossibilitando o acompanhamento das viagens.
O Moovit é um dos principais aplicativos de mobilidade urbana utilizados no Brasil e no mundo. A ferramenta depende da atualização contínua de dados fornecidos pelos operadores locais para exibir corretamente as linhas e trajetos.
Em São Luís, o app é amplamente usado por trabalhadores e estudantes para planejar deslocamentos e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus.
Moovit investiga falha no sistema
O Imirante procurou o Moovit para questionar a razão da falha na exibição das rotas. Em nota, o aplicativo informou que investiga a origem do problema, que pode ser interno ou externo.
“O Moovit lamenta o transtorno causado aos usuários do app em São Luís. Nossa equipe de operações está trabalhando para solucionar a questão e espera voltar a exibir as informações dos ônibus em tempo real em breve”, declarou o app.
Prefeitura e Governo negam responsabilidade
O Imirante também entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão. Em nota, tanto a Prefeitura quanto o Governo afirmaram que não são responsáveis pelo envio de informações a aplicativos de mobilidade, lembrando que o Moovit é uma plataforma global, criada em Israel.
Sobre a situação da frota, o Governo do Maranhão informou que os 370 ônibus que compõem o sistema semiurbano estão operando normalmente em seus respectivos itinerários. O Governo também informou que as informações constam em um aplicativo fornecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), o Meu Ônibus São Luís.
Questionada sobre o número atual da frota de ônibus da capital, a Prefeitura de São Luís não respondeu sobre o assunto.
Ao Imirante, o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, afirmou que outros aplicativos não estão autorizados a cobrar pela informação das rotas dos ônibus da capital.
"O aplicativo do SET é gratuito para todos os usuários do serviço de transporte da Grande Ilha. Não há nenhum outro aplicativo autorizado a cobrar por essa informação. Basta baixar o aplicativo Meu Ônibus São Luís para Apple ou Android nas suas respectivas lojas digitais", disse.
Veja as notas, na íntegra
Prefeitura de São Luís
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que o gerenciamento do aplicativo Moovit não é de responsabilidade desta secretaria.
Governo do Maranhão
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que o aplicativo oficial e gratuito do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Maranhão (SET), Meu Ônibus São Luís, utilizado para consulta de horários, rotas e demais informações sobre os ônibus semiurbanos, segue funcionando normalmente.
A MOB destaca ainda que a frota de mais de 370 ônibus semiurbanos segue operando regularmente em toda a Grande Ilha, sem alterações nos itinerários. Essa frota foi recentemente ampliada com a incorporação de quase 50 novos veículos, o que reforça o compromisso da gestão em garantir a qualidade e eficiência do transporte semiurbano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.