Doe sangue!

Baixo estoque de sangue no Hemomar de São Luís acende alerta

Os tipos sanguíneos A+, B+, O+, A- e O- estão em falta, o que tem comprometido o atendimento a pacientes em hospitais da capital.

Imirante.com

Hemomar pede doações urgentes para repor estoques de sangue. (Foto: Dividyson Damasceno/IGESDF)

SÃO LUÍS - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) de São Luís emitiu um alerta sobre a situação crítica dos estoques de sangue. Os tipos A+, B+, O+, A- e O- estão em falta, o que tem comprometido o atendimento a pacientes em hospitais da capital. Apenas o tipo O+ mantém quantidade suficiente para atender à demanda atual.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas

Segundo a direção do Hemomar, a queda nas doações preocupa, já que o problema ocorre mesmo fora dos períodos de férias e feriados, quando normalmente há redução no número de doadores. A instituição reforça que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, pois seus componentes são utilizados em diferentes tipos de tratamento.

O Hemomar está intensificando campanhas para incentivar a doação, especialmente de pessoas com fator RH negativo — mais raro e difícil de manter no estoque. O sangue doado é essencial para pacientes que necessitam de transfusões regulares, pessoas com anemia grave, leucemia e hemofilia, além de ser indispensável em cirurgias, transplantes e emergências médicas.

Como doar sangue

O Hemomar de São Luís funciona na Rua 5 de Janeiro, nº 15, bairro Jordoa, e recebe doadores de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados.

Veja os requisitos para doação de sangue:

👩👨 Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);

💪 Pesar no mínimo 50 kg e em bom estado de saúde;

❌🍺 Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;

😴 Ter dormido bem na noite anterior à doação;

📄 Apresentar documento oficial com foto;

🔗‍✮ Aguardar 6 meses após realizar tatuagem ou piercing.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.