COLUNA
Ronaldo Rocha
Ronaldo Rocha é jornalista de política do Grupo Mirante.
Análise

Pedro Lucas: do convite para assumir Ministério ao desgaste nacional

Líder do União Brasil na Câmara Federal, deputado maranhense Pedro Lucas enfrenta desgaste após reportagem apontar sumiço de dinheiro de emenda.

Ipolítica

Atualizada em 13/10/2025 às 15h16
Pedro Lucas é deputado federal pelo União Brasil (Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS - O deputado federal maranhense, Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara Federal, passa por uma mudança de rota que atinge o seu mandato e tem fortes repercussões na política. 

Personagem de reportagem de O Globo no último fim de semana, ele passou a ter de dar explicações sobre o curioso - e não menos grave -, sumiço de recursos oriundos de uma emenda parlamentar encaminhada ao município de Arari em 2023.

O montante de R$ 1,25 milhão havia sido destinada à recuperação de estradas vicinais naquele município, mas acabou sem destino conhecido. 

Emenda foi destinada ao ex-prefeito Rui Filho

A transferência, via emenda pix - modalidade que permitia repasse direto para prefeituras e sem muita transparência -, ocorreu na gestão do ex-prefeito Rui Filho, de mesmo partido, e que já posou para foto ao lado do parlamentar.

Quem apontou o sumiço dos recursos foi a atual prefeito Maria Alves Muniz, também conhecida como Simplesmente Maria (MDB).

Pedro Lucas, que em abril deste ano recusou um convite de Lula (PT) para assumir o Ministério das Comunicações e optou por permanecer na liderança do União Brasil na Câmara, agora se dedica à explicações sobre o caso. 

Leia também: Prefeitura aponta 'excesso de arrecadação' e aumenta repasse a fundo que subsidia empresas de ônibus

Segundo o parlamentar, aliás, cabe ao ex-prefeito explicar à sociedade e aos órgãos de controle, onde foi aplicado o recurso. Ele afirmou que o trâmite de indicação da emenda seguiu o curso normal, como exige a legislação.

Já o ex-prefeito sustenta que não havia exigência de plano de trabalho para a aplicação da emenda pix, e por isso decidiu pagar "despesas normais" da Prefeitura.

'Sumiço' de dinheiro precisa ser esclarecido

O caso, certamente, ganhará novos contornos.

E o sumiço ou não do dinheiro, será esclarecido. Cedo ou tarde.

E Pedro Lucas que há pouco mais de 5 meses estampava capas de jornais e portais nacionais por ter sido convidado pelo presidente da República para assumir um dos mais importantes postos no Governo, agora vive momento completamente oposto, com forte desgaste.

Que fase… 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.