BRASÍLIA – A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou na noite deste domingo (5) que as medidas de segurança adotadas no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 foram eficazes e pontuais.
As provas objetivas foram aplicadas em todo o país neste domingo, e, segundo a ministra, a segurança e a lisura do processo foram significativamente aprimoradas em relação à primeira edição, realizada em 2024.
Governo aprimora combate a fraudes no CNU 2025
Dweck destacou que o sucesso da operação de segurança é resultado direto das ações implementadas desde o primeiro CNU. O trabalho conjunto com a Polícia Federal e outras forças de segurança permitiu maior controle sobre possíveis tentativas de fraude. A ministra ressaltou que os casos identificados foram pontuais e não indicam irregularidades generalizadas.
Na última quinta-feira (2), uma operação da Polícia Federal desmantelou uma quadrilha suspeita de fraudar o CNU.
“A operação ter ocorrido nesta semana foi muito importante, porque essa quadrilha foi desbaratada antes da realização da prova. Isso ajudou a impedir que ela atuasse hoje e também coíbe outros grupos, pois, se fizerem, serão punidos”, afirmou Dweck.
Medidas de segurança adotadas no concurso
Entre as ações implementadas pelo MGI para reforçar a segurança do CNU 2025, estão:
Detectores de metal em todas as portas das salas de prova, e não apenas nos banheiros;
Detectores de ponto eletrônico disponíveis às forças de segurança em todas as cidades;
Provas identificadas com código de barras, o que permite rastrear a origem de qualquer vazamento;
Sigilo do gabarito, impedindo a identificação imediata das respostas corretas.
Cronograma do CNU 2025
Os gabaritos oficiais dos cadernos de prova serão divulgados nesta segunda-feira (6), às 10h. De acordo com o edital, os candidatos poderão entrar com recursos contra questões ou gabaritos nos dias 7 e 8 de outubro.
O cronograma prevê:
- 12 de novembro: divulgação das notas finais e convocação para a segunda fase, avaliação de títulos e verificações de cotas e PCD;
- 7 de dezembro: aplicação da prova discursiva;
- 23 de janeiro de 2026: resultado preliminar da discursiva;
- 16 de março de 2026: início das convocações dos aprovados para nomeação e cursos de formação.
Estrutura do concurso
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais.
- 3.144 vagas são destinadas a cargos de nível superior;
- 508 vagas são para nível intermediário;
- 2.480 vagas são imediatas e 1.172 serão preenchidas no curto prazo após a homologação dos resultados, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.