Intoxicação por metanol

Metanol: "Evitar o consumo de bebidas destiladas, especialmente as incolores", recomenda Brandão

Governador fez a publicação com base na recomendação do ministro da Saúde Alexandre Padilha diante dos casos de intoxicação por consumo de bebida alcóolica com metanol no país.

Imirante.com

Atualizada em 03/10/2025 às 07h57
Brasil tem 59 notificações de intoxicação por metanol. (Foto: Reprodução/TV Globo)

SÃO LUÍS - “A recomendação é evitar o consumo de bebidas destiladas, especialmente as incolores, diante dos casos de intoxicação por metanol”, escreveu o governador do Maranhão, Carlos Brandão, em postagem em redes sociais no fim da noite dessa quinta-feira (2).

Na publicação, o governador diz também que o metanol é uma “substância que tem provocado mortes no país”. Ele faz um apelo: "Peço que acompanhem todas as orientações e adotem os cuidados necessários, para prevenir novos casos”. 

(Foto: Divulgação/Rede social)

59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol no Brasil

A nota divulgada por Brandão veio após uma coletiva do ministro da Saúde Alexandre Padilha em que informou que o Brasil registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol. Esses dados foram atualizados na tarde dessa quinta-feira (2). Dessas 59, 11 já têm a detecção laboratorial da presença do metanol.

O Maranhão não registrou nenhum caso. Em relação aos Estados com registros, o ministro informou que:

  • 53 são de São Paulo;
  • 5 são de Pernambuco;
  • 1 é do Distrito Federal.

 

Padilha ainda disse que foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais e a compra de 4.300 ampolas para que elas estejam disponíveis para qualquer centro de referência ou unidade de saúde que não tenha.

Nenhum caso suspeito de intoxicação por metanol em São Luís

Procurada pelo Imirante, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disse que São Luís não registra nenhum caso suspeito de intoxicação por metanol até o momento. Leia a nota:

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que não há casos suspeitos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas notificados em São Luís até o momento.

A fiscalização de bares, restaurantes, distribuidoras, feiras, eventos e demais estabelecimentos que comercializam bebidas já faz parte das atribuições da Vigilância Sanitária, que verifica as condições sanitárias, a procedência, o armazenamento e a manipulação dos produtos. Bebidas suspeitas, adulteradas ou sem registro no Ministério da Agricultura (MAPA) são imediatamente apreendidas e destruídas, podendo levar à interdição temporária ou definitiva do estabelecimento".

Entenda como age o metanol. (Arte: Agência Brasil)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.