Segurança

Após falha, BC anuncia 'botão de contestação' contra golpes no Pix

Mecanismo estará disponível para todos os usuários a partir de 1º de outubro

Ipolítica

Atualizada em 11/10/2025 às 11h29
Pix ficou fora do ar por cerca de uma hora nesta segunda (29) (Reprodução/BC)

BRASÍLIA – O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30) que o Pix terá um "botão de contestação" contra golpes, fraudes e coerção. O mecanismo estará disponível a partir de 1º de outubro.

O objetivo do dispositivo é contestar uma transação feita pelo Pix e aumentar a velocidade do bloqueio de recursos na conta de golpistas.

"Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação", disse Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.

O botão não se aplica para desacordos comerciais, arrependimento ou erros de envio, como erro de digitação de chave.

Instabilidade no sistema Pix foi registrada na última segunda (29)

O Banco Central (BC) alegou que a falha generalizada enfrentada no sistema do Pix nesta última segunda-feira (29) foi causada por questões técnicas "no mecanismo de consulta às chaves".

Diversos bancos e sistemas de e-commerce foram afetados pela falha no sistema do Pix - reforçando o entendimento de que o problema veio dos sistemas do Banco Central.

De acordo com a autarquia, a intercorrência já foi resolvida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.