SÃO LUÍS - Um homem de 63 anos foi autuado em flagrante por maus-tratos a um cão, na manhã desta segunda-feira (29), na região central de São Luís. O caso foi registrado pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA).
Segundo informações da DEMA, o suspeito foi flagrado arrastando o animal amarrado à sua motocicleta. A ação foi percebida por um policial militar que estava de folga e interveio imediatamente, acionando uma equipe da Polícia Militar do Maranhão. O homem foi conduzido à delegacia especializada para prestar esclarecimentos.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Suspeito alegou tentativa de levar o cão para casa
Durante depoimento à Polícia Civil, o homem afirmou que o cão havia fugido de sua residência e que, ao encontrá-lo nas proximidades do Mercado Central, decidiu levá-lo de volta amarrado à motocicleta.
De acordo com os agentes da DEMA, o animal apresentava uma lesão em uma das patas, resultado de uma cirurgia realizada no ano anterior. A ferida aparentava estar infeccionada, o que agravou a situação e reforçou os indícios de maus-tratos.
Encaminhamento à Justiça e cuidados com o animal
Diante das evidências, o homem foi autuado em flagrante e encaminhado à Central de Custódia de São Luís, onde permanece à disposição da Justiça. O crime de maus-tratos a animais é previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), com pena que pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
Quanto ao cão, a Delegacia do Meio Ambiente informou que ele será submetido a exames periciais e, posteriormente, encaminhado a órgãos de proteção animal, onde receberá os cuidados necessários.
Como denunciar maus-tratos a animais
A população pode colaborar com a fiscalização e proteção animal por meio dos seguintes canais:
Delegacia do Meio Ambiente (DEMA)
Disque 190 – Polícia Militar
Disque 181 – Denúncia anônima
Ministério Público do Maranhão
Órgãos municipais de proteção animal
A denúncia é fundamental para coibir práticas abusivas e garantir que os responsáveis sejam punidos conforme a lei.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.