Objetivo Maior

Zema, Ratinho e Caiado devem abrir mão de candidatura à presidência em favor de Tarcísio, acredita deputado

Aluísio Mendes projetou definição de possível candidatura única da direita para o fim do ano

Rodrigo Bomfim/Ipolítica

Atualizada em 26/09/2025 às 12h11
"Vamos caminhar mais ou menos para isso, para ter um candidato que represente o segmento de direita", disse Aluísio sobre possível candidatura de Tarcísio (Rodrigo Bomfim/Imirante | Pablo Jacob/Governo do Estado de SP)

SÃO LUÍS – O deputado federal maranhense Aluísio Mendes (Republicanos) disse acreditar que o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve se sobressair e consolidar um cenário de candidatura única da direita nas eleições presidenciais de 2026.

O parlamentar projetou ao Imirante nesta sexta-feira (26) que uma decisão “exata” nesse sentido deve sair até o fim deste ano. 

Ele afirmou ter “muita esperança” de que a candidatura de seu colega de partido seja a escolhida em uma possível aliança que envolve os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.

“Eu já tenho visto, da parte dos governadores e pré-candidatos Zema, Ratinho e Caiado, que, se Tarcísio vier a encampar uma candidatura, todos eles vão abrir mão de seus projetos pessoais em função de um projeto maior. Vamos caminhar mais ou menos para isso, para ter um candidato que represente o segmento de direita”, afirmou o deputado.

Tarcísio não deve disputar presidência caso direita esteja dividida

O governador paulista tem dito, reservadamente, que não pretende disputar a presidência caso a direita esteja fragmentada. A informação é do jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews.

Segundo interlocutores, Tarcísio acredita que a articulação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em prol de sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil contribuiu para dividir o campo conservador.

A estratégia de Tarcísio, nesse cenário, seria focar na reeleição para o governo de São Paulo em 2026.

Tarcísio afirmou que ‘time da direita está desorganizado, mas deve vencer eleição’

Tarcísio e Zema estiveram juntos em um evento que reuniu empresários e operadores do mercado financeiro no último dia 22 de setembro. Há sinais de aproximação entre os dois, que conversaram nos bastidores.

“Esse time aqui, que parece estar desorganizado, na verdade está organizado, vai vir forte e vai vencer a eleição”, disse o governador paulista, sendo aplaudido pelos presentes. A fala foi corroborada por Zema.

“Qualquer um desses nomes que for para o segundo turno terá total apoio dos demais que não forem”, pontuou.

A estratégia é a mesma mencionada por Ronaldo Caiado durante uma entrevista coletiva no Festival de Barretos, realizado em agosto, no interior de São Paulo.

“Nós temos aqui um pacto entre nós. Todos os governadores são governadores experientes. Aquele que chega lá vai saber, com a competência que tem, botar ordem no Brasil. Não tenha dúvida disso. Todo mundo sai agora, mas de segundo turno está todo mundo junto, unido, para nós darmos rumo e devolvermos o Brasil para os brasileiros de bem”, afirmou.

Na ocasião, Tarcísio e Zema estavam ao lado de Caiado e concordaram publicamente com a fala.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.