Na disputa

Duarte nega desistência de candidatura a vice-presidente da CPMI do INSS

Deputado do Maranhão se reuniu com membros do governo e teve a proposta de desistir da candidatura a vice-presidente da comissão; maranhense negou e mantém o nome na disputa.

Carla Lima/Ipolítica

Duarte Júnior negou pedido do governo e mantém candidatura a vice-presidente da CPMI do Inss (Divulgação)

SÃO LUÍS - Acontecerá nesta terça-feira, 26, a eleição para vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraude no INSS. E nessa disputa está a candidatura do deputado do Maranhão, Duarte Júnior (PSB). Após duas reuniões com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, o socialista manteve a candidatura e deve disputar o cargo com outros cinco nomes.

A ministra Gleisi se reuniu ainda durante a tarde desta segunda-feira, 25, com Duarte Júnior. Na pauta a desistência da candidatura do socialista em prol da candidatura preferida do governo, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

No entanto, pela vaga na CPMI ocupada por Duarte Júnior não ser do PSB, o parlamentar negou a solicitação da ministra de Relações Institucionais.

O deputado maranhense, já de malas prontas para o União Brasil, ocupa exatamente a cadeira destinada ao partido comandado no Maranhão pelo deputado Pedro Lucas Fernandes o que o deixou numa posição mais confortável de se manter independente das vontades do Palácio do Planalto.

À noite, Duarte voltou a se reunir com os governistas e “ouviu a possibilidade” de o governo abrir mão da candidatura de Paulo Pimenta em prol do socialista.

E essa pode ser a saída do Palácio do Planalto para não sofrer uma nova derrota. Nas cadeiras de presidente e relator da CPMI do INSS, o governo acabou sendo derrotado. Por Duarte ser do PSB, a ideia é a retirada da candidatura de Pimenta (que tem mais “cara” da esquerda) para um apoio ao deputado maranhense.

Para o outro lado da comissão, do campo mais conservador, a ideia de ter Duarte como vice-presidente não é um sinal de vitória do Palácio do Planalto justamente pelo acerto do maranhense de se filiar ao União Brasil, um partido de centro.

A eleição para vice-presidente da CPMI do INSS acontece na manhã desta terça e depois uma reunião de trabalho deve acontecer para avaliar os requerimentos para os primeiro depoimentos para iniciar as investigações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.