REUNIÃO

Deputados e vereadores de SL discutem saída do PSB

O encontro reúne parlamentares que afirmam não concordar com a recente mudança na direção da legenda.

Ipolítica

Atualizada em 13/08/2025 às 19h29
Troca de partido após mudança no comando do PSB deixa parte da base governista dentro do MDB (Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (13), às 19h, deputados, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos do PSB se reuniram com o governador Carlos Brandão e a presidente da Assembleia, Iracema Vale, para tratar da possível desfiliação da legenda. A decisão de deixar o PSB veio após mudança de comando da direção da legenda no início de agosto.

A senadora Ana Paula Lobato assumiu, no último dia 6, a presidência estadual do PSB no Maranhão, oficializando seu retorno à legenda depois de passagem pelo PDT. A escolha ocorreu em disputa com o governador Carlos Brandão, que perdeu a presidência da sulga e deixou os quadros socialistas.

Como o PSB passou para a senadora, que é esposa do deputado estadual Othelino Neto, um dos nomes principais da oposição ao Palácio dos Leões, o grupo palaciano ainda no PSB vai traçar diretrizes nesta quarta para deixar a legend, cuja anuência já foi dada pelo presidente nacional do PSB, João Campos.

“Deputados e vereadores somente podem deixar o partido na janela partidária. Mas temos a anuência. Mesmo assim, precisamos da autorização da Justiça Eleitoral”, disse a presidente da Assembleia, Iracema Vale.

A ideia é que nove dos 11 deputados estaduais eleitos em 2022 deixem o PSB e ingressem no MDB, partido comandado por Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão.

Mudança

A volta da senadora Ana Paula Lobato ao PSB veio em meio ao acirramento do racha na base governista deixando o grupo dividido entre palacianos e governistas de oposição.

Nesta disputa, o deputado Othelino Neto (Solidariedade) e outros deputados dinistas conseguiram o comando do PSB após pedido do ministro Flávio Dino ao presidente nacional da sigla, João Campos, prefeito de Recife. Com isso, o partido deve ter em seus quadros, 2 dos 11 deputados eleitos em 2022 pelo partido.

Os prefeitos devem todos se desfiliar assim como vice-prefeitos e vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.