Abandono

Animais sofrem maus-tratos e morrem em abrigo da Prefeitura de São Luís, aponta denúncia

"Todo animal que chega lá… ele cai”, afirma funcionário. O abrigo está situado em um terreno na Vila Samara.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 13/08/2025 às 10h40
Denúncia aponta maus-tratos a animais em abrigo. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Cavalos, jumentos e bois resgatados das ruas estariam sofrendo maus-tratos em um abrigo administrado pela Prefeitura de São Luís, na zona rural de São Luís, de acordo com uma denúncia feita por um servidor. 

O abrigo está situado em um terreno na Vila Samara, onde não há infraestrutura adequada, além de ser de difícil acesso. 

A maioria dos animais apreendidos já chega ao abrigo debilitada. (Foto: Reprodução)

O funcionário da Blitz Urbana, que preferiu não se identificar, relatou a situação de abandono no local. “Esses animais são apreendidos nas ruas, nas vias de São Luís e levados para este abrigo, que eu chamo de cemitério. Porque o animal entra relativamente bem e ele definha até a morte”, disse o funcionário em entrevista à TV Mirante. “Eu nunca vi um animal chegar lá com um machucado, isso, aquilo, e melhora. Não, todo animal que chega lá… ele cai”, completou.

Segundo o médico veterinário Renan Nascimento Morais, consultado pela reportagem, apesar de os animais serem retirados das ruas, no abrigo eles continuam em situação de abandono e maus-tratos.

Leia também:

Cadela é esfaqueada e morta na área da Uema, em São Luís

Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís informou, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, que a maioria dos animais apreendidos já chega ao abrigo debilitada e que todos recebem alimentação adequada. Leia na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informa que a Blitz Urbana é a unidade responsável pela fiscalização e apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas, bem como pelo manejo desses animais no abrigo localizado na Vila Samara.

A Semurh esclarece ainda que, em geral, a maioria dos animais apreendidos é oriunda de situação de abandono, estando em grande parte já em condições de saúde debilitada. Os animais resgatados recebem alimentação adequada, à base de ração apropriada, garantindo o atendimento às suas necessidades nutricionais.

A Semurh reconhece a importância do bem-estar animal e, por isso, está em processo de contratação para aquisição de materiais e insumos essenciais para a melhoria do local.

Quanto à fiscalização, a Blitz Urbana realiza monitoramento periódico do local e está trabalhando no reforço da segurança da área”.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.