O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) a assinatura de um novo acordo comercial com o Japão, classificado por ele como “o maior da história”. O pacto prevê investimentos de US$ 550 bilhões em território americano e a redução das tarifas comerciais de 25% para 15% sobre produtos japoneses.
Segundo Trump, os Estados Unidos ficarão com 90% dos lucros gerados pelos investimentos. O acordo também inclui a abertura do mercado japonês a veículos, arroz e outros produtos agrícolas norte-americanos. Em publicação na rede Truth Social, o presidente afirmou que o tratado criará "centenas de milhares de empregos" e fortalecerá os laços bilaterais.
REAÇÕES POSITIVAS
O negociador-chefe do Japão, Ryosei Akazawa, celebrou a conclusão das tratativas afirmando que “a missão foi cumprida”. O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, elogiou a liderança de Trump e destacou que o acordo representa uma nova fase para as relações entre os dois países. “Vamos construir uma nova Era de Ouro entre Japão e Estados Unidos”, escreveu.
O pacto, no entanto, não abrange as tarifas de 50% sobre aço e alumínio, nem compromissos adicionais com defesa, temas ainda pendentes de negociação. O setor automotivo japonês, principal responsável pelo superávit comercial de US$ 63 bilhões com os EUA, deve ser o maior beneficiado.
Palavra-chave: acordo comercial
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.