Rômulo Costa

Justiça bloqueia bens de aliado de Lahésio por obra suspeita

Prefeito de São Pedro dos Crentes é investigado por superfaturamento em contrato de reforma de ponte

Ipolítica

Prefeito Rômulo Costa (esquerda) é alvo de bloqueio judicial por suspeita de superfaturamento em obra pública. (Reprodução)

SÃO PEDRO DOS CRENTES - A Justiça determinou o bloqueio de R$ 23.145,95 em bens do prefeito de São Pedro dos Crentes, Rômulo Costa Arruda, aliado político do ex-candidato ao governo Lahésio Bonfim. A medida atinge ainda outros quatro investigados por supostas irregularidades em um contrato de reforma da ponte sobre o rio Farinha. A decisão atende a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Segundo a Promotoria de Justiça de Balsas, os pagamentos pela obra foram antecipados em novembro de 2023 com base em um atestado de medição considerado fraudulento. Os trabalhos só tiveram início oito meses depois, em julho de 2024, após o prefeito ser informado da apuração. Conforme o laudo da Procuradoria-Geral de Justiça, os serviços foram superficiais e a empresa contratada não possui estrutura para a execução da obra.

EMPRESA SEM ESTRUTURA

Durante diligência, o Ministério Público encontrou apenas um cômodo vazio no endereço da empresa responsável pela reforma, sem funcionários ou equipamentos. A construtora teve a participação em licitações suspensa por decisão liminar.

Ainda de acordo com o MPMA, a prorrogação do contrato em dezembro de 2023 sem justificativa técnica e a publicação tardia do aditivo, feita apenas em agosto, são indícios de má-fé por parte dos gestores.

SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS

O Ministério Público requer a condenação do prefeito aliado de Lahésio Bonfim e dos demais envolvidos por improbidade administrativa, com ressarcimento ao erário, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos. A ponte, mesmo após os pagamentos e contratos firmados, segue apresentando problemas estruturais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.