SÃO LUÍS - O primeiro transplante de coração pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizado no Hospital Universitário Federal do Maranhão (HU-UFMA), em São Luís, e integra o mutirão nacional promovido em redes pelos hospitais universitários. A cirurgia foi realizada neste sábado (5).
Segundo o HU-UFMA, o paciente, de 68 anos, respira espontaneamente e apresenta boa evolução clínica. Com a cirurgia, o Maranhão passa a fazer parte do grupo de estados brasileiros aptos a realizar esse tipo de procedimento dentro da rede pública.
A cirurgia contou com a colaboração de profissionais e instituições de diferentes regiões do país. O cirurgião cardíaco Ruan Mejia, que participou diretamente do procedimento, contou sobre a cirurgia.
"Para mim foi uma satisfação pode vir, observar como eles haviam progredido, muito bem organizados", destacou Mejia.
A diretora de atenção à saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Lumena Furtado, também comemorou o feito.
“A gente está conseguindo fazer um esforço, é melhorar, diminuir o tempo de espera para as cirurgias, para consultas, para exames, e junto com o Ministério da Saúde, a gente possa de fato fazer a diferença do Sistema Único de Saúde”, afirmou.
O procedimento realizado não apenas representa uma esperança para o paciente e sua família, mas também reforça a capacidade técnica do HU-UFMA e o compromisso do SUS com a ampliação do acesso a procedimentos de alta complexidade.
Com o sucesso da cirurgia, o Maranhão abre caminho para que outros pacientes com insuficiência cardíaca avançada possam ter, mais perto de casa, uma chance real de recuperar a qualidade de vida.
Saiba Mais
- Mutirão Agora tem Especialistas faz mais de mil cirurgias em todo país
- Paciente recebe rim do irmão no MA após anos de hemodiálise: "me libertando daquela máquina"
- Maranhão têm aumento de 130% no número de transplantes realizados no Estado
- Maranhão conta com 261 pessoas esperando por um transplante de órgão
- Quase 30 transplantes foram realizados entre janeiro e setembro de 2023 no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias