Operação "No Pen No Gain”

Canetas de Mounjaro vendidas ilegalmente são apreendidas pela Polícia Federal no MA

Operação “No Pen No Gain” foi deflagrada nesta quinta-feira (26) em São Luís e Imperatriz; grupo importava medicamentos da Inglaterra e Dubai.

Imirante.com

A ação ocorreu simultaneamente nas cidades de São Luís e Imperatriz, no Maranhão. (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

SÃO LUÍS - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a operação “No Pen No Gain”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no contrabando e na venda ilegal de medicamentos sem registro e controle sanitário. A ação ocorreu simultaneamente nas cidades de São Luís e Imperatriz, no Maranhão.

Durante a operação, foram cumpridas seis medidas cautelares de busca e apreensão, além do bloqueio e sequestro de bens dos investigados, que somam cerca de R$ 3 milhões. Entre os medicamentos apreendidos estão as canetas de Mounjaro, fármaco originalmente destinado ao tratamento de diabetes tipo 2, mas frequentemente utilizado de forma indiscriminada para perda de peso, assim como o Ozempic.

Segundo a PF, os produtos eram importados clandestinamente da Inglaterra e de Dubai e, em seguida, distribuídos ilegalmente nos estados do Maranhão, Pará e Piauí. A comercialização desses medicamentos sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) representa risco à saúde pública, além de configurar uma série de crimes graves.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão responder por contrabando, associação criminosa e falsificação, corrupção ou adulteração de produtos terapêuticos ou medicinais. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A operação reforça o alerta sobre os perigos do uso de medicamentos sem prescrição médica e a importância da fiscalização sobre o comércio ilegal de substâncias que afetam diretamente a saúde da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.