Projeto Transformando Vidas

Empoderamento feminino: projeto oferece capacitação e suporte para mulheres de regiões periféricas de São Luís

Projeto oferece capacitação profissional e acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social nas comunidades periféricas de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 25/06/2025 às 12h46
Neste ano, a meta é capacitar cerca de 450 mulheres que ainda necessitam de apoio, capacitação para o mercado e debates que propõe reflexões acerca de temas contemporâneos sobre a mulher. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Projeto Transformando Vidas – Mulheres da Periferia é um projeto que visa capacitar profissionalmente mulheres de regiões periféricas de São Luís, promovendo debates e reflexões acerca de temas que abordam igualdade de gênero, empreendedorismo e autonomia financeira, enfrentamento à violência doméstica e história das mulheres na sociedade. O Instituto de Gestão Estratégica de Projetos (IGEP) é o idealizador, executor e principal articulador institucional do projeto.

A ideia do projeto surgiu após um diagnóstico realizado pelo IGEP em diversas comunidades periféricas em São Luís, que identificou a necessidade da capacitação profissional, suporte emocional e debates com temas relevantes sobre a mulher.

“A ideia de criar um projeto voltado especificamente para mulheres surgiu a partir de um diagnóstico social realizado pelo IGEP (Instituto de Gestão Estratégica de Projetos) durante ações comunitárias em diversas regiões periféricas de São Luís. Nessas visitas, identificamos a necessidade urgente de oferecer não apenas oportunidades de capacitação profissional, mas também espaços de acolhimento, fortalecimento emocional e informação qualificada sobre temas essenciais à vida da mulher contemporânea.”, contou Kelyane Gomes, Gerente de ação social do IGEP.

Kelyane Gomes também contou sobre a importância do projeto e o impacto social nas mulheres. “O Transformando Vidas – Mulheres da Periferia vai muito além da qualificação profissional. É uma iniciativa que acredita no poder da escuta, da sororidade e da transformação coletiva, fortalecendo mulheres para que sejam protagonistas de suas próprias histórias.”, disse Kelyane Gomes.

Neste ano, a meta é capacitar cerca de 450 mulheres que ainda necessitam de apoio, capacitação para o mercado e debates que propõe reflexões acerca de temas contemporâneos sobre a mulher. É por meio do IGEP que o projeto executa as principais atividades, estrutura pedagógica, equipe e o acompanhamento de cada etapa.

“O IGEP – Instituto de Gestão Estratégica de Projetos é uma organização social que atua promovendo inclusão, cidadania e desenvolvimento humano por meio de projetos voltados para as comunidades em situação de vulnerabilidade. No projeto Transformando Vidas – Mulheres da Periferia, o IGEP é o idealizador, executor e principal articulador institucional. É ele quem garante a estrutura pedagógica, a equipe técnica qualificada, os parceiros estratégicos e o acompanhamento social de cada etapa.”, disse Kelyane.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.