Universidade Ceuma

Projeto “Gotas de Esperança” do Ceuma mobiliza comunidade para doar sangue

O projeto é uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Ceuma, com o objetivo de arrecadar bolsas de sangue e sensibilizar a comunidade sobre a importância desse ato solidário.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 30/05/2025 às 17h15
Projeto “Gotas de Esperança” da Universidade Ceuma mobiliza comunidade para doar sangue. (Foto: Divulgação/Ceuma).

Para incentivar a doação voluntária de sangue e fortalecer o vínculo entre a Universidade Ceuma e a sociedade, o projeto de extensão “Gotas de Esperança” realizou, nessa quinta-feira (29), a arrecadação de bolsas de sangue.

Durante todo o dia, doadores de dentro e de fora da Universidade Ceuma doaram sangue em uma estrutura montada no campus Renascença, em São Luís.

Ação contou com pessoas de dentro e fora da Universidade Ceuma. (Foto: Divulgação/Ceuma).

O “Gotas de Esperança” foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano por alunos do curso de Medicina da Universidade Ceuma, para conscientizar e incentivar a doação voluntária de sangue, contribuindo para o aumento dos estoques nos hemocentros de São Luís.

“Sabemos que a nossa cidade precisa muito. Às vezes, os bancos necessitam de bolsas devido à alta demanda nos hospitais. Por isso, idealizamos esse projeto, para engajar a comunidade acadêmica e contribuir com algo que pode salvar vidas”, explica Márcia Santiago, acadêmica de Medicina e vice-presidente do projeto.

O projeto é uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Ceuma. (Foto: Divulgação/Ceuma).

Os integrantes do projeto decidiram se mobilizar, após obterem conhecimento de que o sucesso de transplantes de órgãos, como fígado e rim, por exemplo, depende também da doação de sangue. Durante a captação, manter o fluxo sanguíneo no doador é essencial para preservar os órgãos. Além disso, receptores muitas vezes precisam de transfusões durante a cirurgia.

Caso não haja sangue suficiente para o procedimento, a cirurgia pode ser adiada. Por isso, é preciso ter o estoque de sangue adequado para garantir esses procedimentos de grande impacto na sociedade.

Desde o início do projeto, mais de 400 doadores já se cadastraram previamente e foram realizadas duas ações de doação de sangue. Na coleta realizada nessa quinta, a expectativa era atingir a marca de 150 bolsas arrecadadas.

“Sempre tive vontade de doar, mas morava no interior e era mais difícil. Agora que estou na cidade, minha filha me contou sobre o projeto e eu decidi participar. Isso aqui salva vidas. É um ato de amor ao próximo. Temos que fazer o bem a todos, sem olhar a quem”, disse emocionada a doadora Regiane, uma das voluntárias presentes na ação.

Para os organizadores do projeto, o objetivo é que a iniciativa se torne uma ação permanente, com edições semestrais e melhorias contínuas.

Além das ações de coleta, o projeto também usa as redes sociais para informar as pessoas sobre a importância de doar sangue, além de esclarecer mitos e verdades sobre a doação e explicar como se dá todo o processo.

Com isso, o projeto “Gotas de Esperança” reforça o papel transformador da Universidade Ceuma não apenas como espaço de formação acadêmica, mas como agente ativo na promoção da cidadania, da empatia e da saúde pública. Um gesto simples, como estender o braço, pode ser o elo entre a vida e a esperança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.