PREVENÇÃO

Câmara aprova proibição de armas de gel em São Luís

Segundo a proposta, o objetivo é prevenir riscos à segurança da população, especialmente em razão da semelhança desses dispositivos com armamentos reais.

Kailane Nunes / Ipolítica

Autora da proposta (Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei da vereadora Rosana da Saúde que propõe a proibição da comercialização, distribuição — inclusive gratuita — e uso de armas que disparam bolinhas de gel, conhecidas como gel blasters, na capital maranhense.

Segundo a proposta, o objetivo é prevenir riscos à segurança da população, especialmente em razão da semelhança desses dispositivos com armamentos reais. O projeto foi encaminhado na última sessão ordinária para análise das Comissões de Justiça e de Segurança Pública da Casa Legislativa.

Na justificativa do projeto, Rosana da Saúde destaca os crescentes números de ocorrências envolvendo esse tipo de produto, com a simulação de confrontos nas ruas em locais de grande circulação, além de pôr em risco pessoas desprevenidas nas ruas.

“Essas armas são frequentemente vendidas como brinquedos, mas têm aparência similar a armamentos letais. Isso representa um perigo real, não apenas pelo risco de lesões físicas, mas também pela possibilidade de gerar reações equivocadas das forças de segurança e da sociedade civil”, alertou a vereadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.