Investigação

Suspeito de envolvimento na morte do major André Felipe reage à prisão e morre em confronto com a polícia

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos.

Imirante.com

Atualizada em 01/05/2025 às 14h27
André Felipe foi abordado por criminosos quando estava em um posto de gasolina próximo à antiga rotatória do São Francisco, em São Luís. 
André Felipe foi abordado por criminosos quando estava em um posto de gasolina próximo à antiga rotatória do São Francisco, em São Luís. 

SÃO LUÍS - Um dos suspeitos de participação na morte do major André Felipe, da Polícia Militar do Maranhão, foi morto no início da tarde desta quinta-feira (1º). O major foi morto na quarta-feira (30), em um posto de combustível no bairro São Francisco, em São Luís.

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos. Ele teria entrado em confronto com a polícia dentro de uma casa na Ilhinha, no bairro São Francisco.

Ainda segundo informações da PM, equipes policiais estavam à procura do suspeito de matar o major André Felipe e, ao ser abordado, Ailton Silva reagiu e houve troca de tiros. O suspeito foi atingido e socorrido pelos policiais, mas acabou indo a óbito no local.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos. (Foto: Divulgação/Redes sociais)
De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos. (Foto: Divulgação/Redes sociais)

Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão confirmou o caso.

“Ao reagir à prisão, um dos suspeitos de envolvimento no crime contra o major André Felipe acabou atingido por disparos de arma de fogo, indo a óbito. Nossas forças de segurança seguem em buscas aos demais envolvidos e atuando com firmeza para garantir que todos sejam localizados e presos”, afirmou o governador.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o suspeito morto, identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos, já tinha passagens pela polícia pelos crimes de adulteração de sinais de veículos e porte ilegal de arma de fogo, sendo que a primeira ocorrência foi registrada em 2019, quando ele tinha 18 anos.

Leia a nota na íntegra

A Secretaria da Estado da Segurança Pública informa que o fato procede e ocorreu no início desta tarde (1o).

Preliminarmente, um dos suspeitos de envolvimento no crime contra o Major André Felipe foi localizado na região da Ilhinha. Ao reagir à abordagem, entrou em confronto com a Polícia Militar, acabou atingindo e vindo a óbito.  O suspeito ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Ele tinha 22 anos e já possuía passagens pela policia, incluindo adulteração de sinais de veículos e porte ilegal de arma de fogo- a primeira ocorrência foi registrada em 2019, quando ele tinha 18 anos.

A SSP ressalta que todos os fatos serão apresentados na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que conduz o inquérito do crime contra o Major André Felipe.

A SSP destaca ainda que a força-tarefa das forças de segurança do estado - Polícia Civil, Polícia Militar e Centro de Inteligência - segue mobilizada com o objetivo de localizar e prender todos os envolvidos neste bárbaro crime.

Relembre o crime:

André Felipe foi abordado por criminosos quando estava em um posto de gasolina próximo à antiga rotatória do São Francisco, em São Luís. O PM era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Imagens de câmeras de segurança registraram parte da ação criminosa (veja o vídeo abaixo).

No vídeo, o carro que André Felipe estava estacionado no acostamento do posto quando dois homens chegaram em uma motocicleta atirando contra o veículo.

A vítima chega a sair do carro, dispara contra os bandidos e, em seguida, cai no chão. Toda a ação dura pouco mais de dois minutos. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a vítima estaria sendo perseguida pelos criminosos, mas o caso ainda é investigado, pois também há suspeita de latrocínio (roubo seguindo de morte).

Carro que major dirigia foi atingido por vários disparos. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O major André Felipe teria percebido a perseguição, chegou a descer armado do veículo, atirou contra os bandidos, mas foi atingido por um dos disparos na altura do coração. Em seguida, os criminosos fugiram do local.

O veículo que o major dirigia foi atingido por disparos na parte da frente e traseira. Após ser baleado, a vítima caiu ao lado do carro, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.