Bravura e solidariedade

Bruno Lobo reencontra jovem que salvou de afogamento em praia de São Luís

Kitesurfista e atleta olímpico resgatou Maria Eduarda Silva na última sexta-feira (10), na praia do Olho d'Água, em São Luís.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 13/01/2025 às 23h06
Bruno Lobo e a adolescente Maria Eduarda. (Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - O kitesurfista, atleta olímpico e médico Bruno Lobo reencontrou, na manhã desta segunda-feira (13), a adolescente Maria Eduarda Silva, que ele salvou de um afogamento na praia do Olho d'Água, em São Luís, na última sexta-feira (10). Em entrevista à TV Mirante, Bruno explicou como foi o salvamento de Maria Eduarda, disse estar emocionado pelo reencontro com a jovem e agradeceu por todas as mensagens recebidas após o ato heroico de salvar uma vida em perigo.

Saiba mais:

VÍDEO: kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em praia de São Luís

"É gratificante. Grato a Deus por ter sido usado naquele momento e ter ajudado ela a chegar aqui com vida e com saúde para poder contar essa história. Quando eu vi ela subindo e afundando, com necessidade de ajuda, fiz logo uma curva com o kite, voltei e fiz o primeiro atendimento, tentando acalmar ela. Acho que esse momento é maior do que qualquer troféu que já ganhei na vida, uma vida não tem preço, essa é a minha nova conquista", declarou Bruno Lobo.

Maria Eduarda Silva, de 15 anos, é de Brasília e está em São Luís para passar as férias com a avó paterna. A adolescente, que estava a 500m da orla quando foi salva por Bruno Lobo, explicou como foi parar em alto mar após se divertir nas ondas da praia, revelou as técnicas de combate ao afogamento que utilizou para se salvar e fez vários agradecimentos ao kitesurfista por ter salvo a sua vida.

"Estávamos eu, a minha irmã mais velha e a minha enteada. Nós três já tínhamos entrado na praia para pular onda e decidimos ir de novo. Ao pular as ondas, fui sendo levada sem perceber. Quando fui tentar sair, percebi que não estava conseguindo e que não sentia mais o chão. Comecei a me acalmar, fazer o que aprendi nas aulas de natação, contar até três para acalmar minha respiração e encher o pulmão de ar. Do nada, apareceu o Bruno, foi muito de repente. Eu gritei, ele voltou e me buscou. Ele merece todas as homenagens. Ele é médico, salva vidas não apenas no mar, como foi comigo. Ele merece tudo de bom na vida dele. Eu sou muito grata a ele", destacou a jovem.

Homenagem do Corpo de Bombeiros

Continua após a publicidade..

Também nesta segunda-feira (13), Bruno Lobo recebeu a Medalha Alferes Moraes Souto, mais alta comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), pelo resgate de Maria Eduarda Silva. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Leões, em São Luís, e contou com a presença de autoridades, como o governador Carlos Brandão, o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, e o secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes.

A medalha Alferes Moraes Souto é concedida a pessoas ou entidades com relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros. A homenagem reforça o compromisso da corporação com o reconhecimento de atos de coragem e altruísmo que contribuem para a segurança e o bem-estar dos maranhenses.

Destaque do esporte maranhense

Bruno Lobo é o principal nome do kitesurf no Brasil e nas Américas. Atual bicampeão pan-americano e hepta brasileiro de Fórmula Kite. Bruno disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira em Paris 2024 e teve um ótimo desempenho, garantindo o sexto lugar na Fórmula Kite, o que lhe rendeu o troféu de melhor atleta da vela no Prêmio Brasil Olímpico (PBO) no fim de 2024. O maranhense também ocupa a sétima posição no ranking mundial da modalidade, graças aos excelentes resultados obtidos durante as últimas temporadas.

Em 2024, Bruno Lobo foi vice-campeão do Sertões Kitesurf, evento que é considerado o maior rali de kite do mundo e que ocorreu no estado do Ceará, e também ficou em nono lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, na cidade de Hyères, na França. O kitesurfista maranhense teve um ótimo desempenho diante dos principais nomes da modalidade no planeta, chegando até as semifinais e garantindo presença no Top 10 do Mundial pelo segundo ano consecutivo.

Bruno Lobo também registrou grandes performances em dois eventos na Espanha no início da temporada de 2024. O kitesurfista número 1 das Américas conquistou o quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, realizado em março, em Los Alcázares, e garantiu a 11ª posição do Troféu Princesa Sofia, que foi válido como etapa da Copa do Mundo e disputado em abril, em Palma de Mallorca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.