SÃO LUÍS - O Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na condição de amicus curiae, entrada na ação em que o Solidariedade questiona a reeleição da socialista para o comando da Mesa Diretora da Casa.
Outras legendas como MDB, PDT e PCdoB já haviam tomado a mesma iniciativa. O judiciário está de recesso e a ministra relatora do caso, Carmén Lúcia, só analisará a ação direta de inconstitucionalidade a partir de fevereiro de 2025.
Continua após a publicidade..
Ao solicitar entrada na petição, o PSB destaca pontos que já são base de defesa da presidente da Alema, como o fato de que “a definição do critério de desempate nas eleições dos órgãos legislativos é matéria evidentemente interna corporis” e de que a regra está inserida no Regimento Interno do Legislativo maranhense desde 1991.
“A jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal entende pela impossibilidade de realizar o controle judicial desses atos, salvo em hipóteses expressamente previstas pela Constituição Federal – o que, adianta-se, não é o caso dos autos. Isso porque, para além de inexistir qualquer pretensão de desvio de finalidade ou casuísmo na norma impugnada, tem-se que o critério de idade para o desempate das eleições da Mesa Diretora está presente desde a redação original do RIALEMA, que data de 1991”, afirma o texto.
A legenda também assegura que há diversos casos de Assembleias que já utilizam somente a idade como critério de desempate, a exemplo de Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Saiba Mais
- Presidente do STF indefere pedido do Solidariedade e garante posse de Iracema
- Orçamento aprovado pela Assembleia garante emendas de quase R$ 11 milhões por deputado
- VÍDEO: veja como foi a sessão da Assembleia desta quinta (19)
- Fux concede liminar e fixa emenda individual em 2% da receita no MA
- VÍDEO: veja como foi a sessão da Assembleia desta quarta-feira (18)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias