Escola de Barreirinhas ganha reforma e nova biblioteca com doação de 500 livros para os projetos de leitura
A ampliação da Escola Municipal Antonio Diniz, incluindo a nova biblioteca, será inaugurada no próximo dia 6 de novembro em cerimônia aberta na comunidade.
BARREIRINHAS - Criando um ambiente de integração social e pedagógico entre escola e comunidades, o Instituto Brasil Solidário, promove no próximo dia 6 de novembro, a entrega de uma nova biblioteca, construída na UI Antônio Diniz localizada na comunidade de Croas, em Barreirinhas. A inauguração será realizada em cerimônia aberta, com participação de gestores locais e toda a comunidade escolar, formalizando a abertura do novo espaço, que chega para fortalecer os projetos de leitura fomentados na região.
A estrutura foi planejada seguindo o mesmo modelo de referência dos projetos promovidos pelo IBS em todo o Brasil, com um ambiente lúdico e acolhedor, incluindo mobiliários novos, uma pintura artística em todo o espaço com valorização da cultura local, além da doação de 500 novos livros para o acervo literário.
Durante a semana, a programação reserva ainda algumas atividades interativas de artes e fotografia, nos dias 5 e 6 de novembro, com participação de crianças e jovens da comunidade.
A iniciativa, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, marca mais um passo importante de parceria das ações sociais promovidas no município, que desde 2003 promove o desenvolvimento integral da educação de Barreirinhas, e anualmente envolve diversas oficinas de forma gratuita para alunos e educadores, num intercâmbio solidário que percorre várias escolas beneficiárias da região.
Segundo Luis Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário, a escola que recebe agora a nova biblioteca e que foi construída pelo IBS em 2012, representa um legado importante na comunidade, ganhando sua primeira reforma com a entrega do novo espaço.
“A parceria na comunidade em Croas representa diversas ações continuadas das propostas que mobilizamos anualmente na região, e a escola é um legado dessas ações. Além da reforma na escola e a entrega da biblioteca, conseguimos mobilizar um forte engajamento de voluntários, como é o caso do laboratório maker composto por computadores e kits de robótica viabilizado por iniciativa da aluna Nicolle Tanaka, que participou de nossas atividades de intercâmbio em 2023 e se sensibilizou com seus amigos na ideia de doar esses equipamentos para as escolas locais", destacou.
Somado a proposta da biblioteca, os projetos de leitura como 30 Minutos pela Leitura, São João Literário e Anjos da Leitura, já fazem parte da rotina de ações literárias das escolas e políticas públicas da Secretaria Municipal e gestão do município, que atualmente conta com 25 bibliotecas entregues pelo IBS e outras que foram multiplicadas na rede pública de ensino a partir do eixo de incentivo à leitura do IBS.
AÇÃO EM BARREIRINHAS E SÃO LUIS!
Com projetos que seguem em expansão e forte impacto social também em São Luis, saindo de Barreirinhas, a equipe do Instituto Brasil Solidário participa no dia 8 de novembro de uma apresentação de resultados das oficinas de arte e cultura, que será realizada a partir das 15h na UEB Professora Rosália Freire, no bairro do Bacanga.
Continua após a publicidade..
Em São Luis, as ações têm se fortalecido em toda a rede pública de ensino do município, a partir da parceria do IBS com o Instituto Ultra e o apoio e mobilização da Secretaria de Educação do Município.
Trazendo uma amostra da continuidade das práticas feitas em sala de aula ao longo da parceria que o IBS mantém com a capital e escolas nos anos de 2023 e 2024, a programação preparada pelos próprios alunos e educadores da escola reserva uma tarde repleta de apresentações artísticas, com dança, atividades de leitura e do projeto de Cidadania na Escola com a produção do jornal escolar, exposição fotográfica elaborada com uso das máquinas fotográficas doadas para a escola e vídeo, além de uma apresentação local de bumba meu boi e quadrilha.
O momento, reflete o trabalho formativo intenso realizado em duas edições de atividades presenciais na escola, onde foram ofertadas desde formações em Teatro, Teatro de Bonecos, Oficinas Criativas, Fotografia, Desenho e Pintura, até uma capacitação em Mediação de Leitura, com uso do acervo de 1.000 livros doados para duas bibliotecas escolares em São Luis.
Brasil Solidário, em longa data no Maranhão!
A trajetória do Instituto Brasil Solidário, desde os seus primeiros passos, tem raízes que passam pelas terras Maranhenses. Conceitualmente o IBS surgiu em 1998 e 2000, a partir da Expedição “Trilha Brasil”, a primeira missão social do Instituto, onde foram percorridos 25 mil quilômetros em 14 Estados do Brasil, entre eles o Maranhão. Durante esse percurso foi possível registrar as condições de vulnerabilidade social em várias regiões, principalmente relacionadas a educação.
Essa experiência, fez surgir em 2001 uma forte iniciativa social, que voltaria em 2003 para o Estado do Maranhão, agora levando projetos de leitura, educação ambiental e saúde, nos municípios de Carolina, Balsas e Barreirinhas, uma das primeiras ações sociais do Instituto Brasil Solidário, que originou os projetos focados na busca por uma educação de qualidade em todo o país.
Em São Luis, o trabalho atualmente acontece em rede, beneficiando 100% da rede de educadores com processo de formação continuada. E justamente em Barreirinhas/MA, as atividades conseguiram ganhar força e ter continuidade em várias escolas da região, incluindo a construção da Escola Antonio Diniz, em 2012.
Buscando democratizar o acesso à cultura em todo o Brasil, os projetos do Instituto Brasil Solidário, já conseguiram alcançar mais de 1,6 milhões de alunos nos 26 estados brasileiros. No Maranhão, escolas beneficiárias de 5 municípios do Estado seguem expandindo as atividades do IBS, atendendo 93.583 alunos, 5.480 docentes, 364 escolas da região.
Saiba Mais
- Com educação midiática, estudantes são aliados no combate a fake news
- Capes busca mais orçamento para ampliar bolsas de pós-graduação
- MEC abrirá 1,2 milhão de vagas em curso de educação inclusiva
- Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas
- Número de universitários é o maior em nove anos no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias