SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) lançou, nessa terça-feira (22), a temporada 2024/2025 do Torneio SESI de Robótica First® Lego® League Challenge – Regional Maranhão. A cerimônia, realizada no SESI Casarão da Indústria, em São Luís, celebrou a robótica como uma ferramenta de educação e inclusão, reunindo autoridades, estudantes e entusiastas da tecnologia.
Nesta edição, o torneio apresenta o tema "Submerged", que propõe aos participantes a exploração do mundo subaquático e a apresentação de soluções inovadoras para desafios ambientais e tecnológicos. Durante o evento de lançamento, Diogo Lima, superintendente regional do SESI-MA, destacou a relevância do torneio em níveis regional e nacional.
“Estamos na primeira fase do torneio, que é a etapa regional, abrindo portas para o nacional e, posteriormente, para o mundial. O Maranhão se destacou este ano, com o mesmo número de equipes da competição nacional. São 100 equipes de oito estados, do Pará ao Paraná, o que reforça a estrutura e a experiência que oferecemos aqui”, afirmou.
Democratização da tecnologia
Com a participação de 100 equipes dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Paraná, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraíba, a competição estabeleceu um recorde de inscrições na fase regional. O evento também foca na inclusão social e na democratização da tecnologia por meio do projeto "Prototipando Sonhos", que possibilita a participação gratuita de alunos de escolas públicas. Edilson Baldez, presidente da FIEMA, destacou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento do Estado.
“Estamos na era da inteligência artificial, e as crianças se desenvolvem mais rapidamente nesse novo mundo. O torneio é uma maneira de incluí-las em um ambiente propício para o aprendizado e crescimento intelectual, sem distinção entre escolas públicas e privadas”, explicou.
Continua após a publicidade..
A competição ocorrerá entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2025, abrangendo categorias como First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Além da construção de robôs, os jovens devem desenvolver projetos de pesquisa científica e inovação.
Para Luiza Ferreira, uma das participantes do torneio e estudante da Escola SESI, o torneio é uma oportunidade de impactar o meio ambiente.
“Nosso projeto visa monitorar espécies invasoras nos litorais, contribuindo para o trabalho de biólogos marinhos. Estamos confiantes de que podemos ir ainda mais longe nesta temporada, após o sucesso da anterior”, disse a estudante.
Ainda durante o evento, Arnodson Campelo, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e parceiro do projeto, reforçou a importância do incentivo à tecnologia.
“A FAPEMA investe no jovem para que ele interaja com a ciência e coloque o Maranhão em destaque no cenário nacional de robótica. A robótica é uma ponte para o desenvolvimento intelectual e social dos nossos jovens”, concluiu.
Saiba Mais
- SESI abre mais de 800 vagas para estudantes, da creche ao Ensino Médio, em cinco municípios
- SESI-MA abre mais de 800 vagas para estudantes, da creche ao Ensino Médio, em cinco municípios
- SESI-MA destaca inovações no COMARH 2024 com foco em saúde e bem-estar no trabalho
- Equipe do SESI Maranhão estreia no FIRST Championship em Houston, nos Estados Unidos
- SESI-MA leva projeto de robótica à escola pública de Morros
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias