Panorama econômico

Estudo destaca cenário das atividades empresariais no Maranhão

O documento oferece uma análise completa do panorama empresarial do Estado, atualizado até julho de 2024.

Imirante.com, com informações do Sebrae-MA

O estudo, que será semestral, vai fornecer de forma atualizada o perfil empresarial maranhense e melhor compreensão do mercado. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Sebrae lançou o boletim ‘Caraterísticas da Atividade Empresarial do Maranhão segundo o número, os setores de atividade e porte das empresas’. O documento oferece uma análise completa do panorama empresarial do Estado, atualizado até julho de 2024.

O material foi desenvolvido pela equipe técnica da Unidade de Inteligência de Mercado (UIM) do Sebrae Maranhão e tem como objetivo oferecer uma visão detalhada do panorama econômico maranhense, apresentando dados essenciais para empreendedores, investidores e demais interessados no desenvolvimento regional. O estudo, que será semestral, vai fornecer de forma atualizada o perfil empresarial maranhense e melhor compreensão do mercado.

A publicação toma como base dados de fontes primárias e secundárias, entre as quais as bases da Receita Federal, IBGE e do próprio Sebrae, por meio do DataSebrae. Permite identificar as tendências de crescimento, os setores mais dinâmicos e os que enfrentam maiores desafios, como o comércio e os serviços, que representam juntos mais de 85% das empresas ativas no estado. A análise desses dados contribui para que políticas públicas e estratégias empresariais sejam formuladas com base em informações precisas e atuais, promovendo um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável.

De acordo com o gerente da Unidade de Inteligência de Mercado, André Santos, o relatório é uma base de dados sólida e “vai oferecer para os empreendedores maranhenses informações sobre as características da atividade empresarial local e falar para eles de sua própria identidade. No trabalho, ele poderá se ver quanto ao setor onde atua , ao local onde trabalha e sobre o seu porte”, explica.

Esse trabalho visa também orientar as estratégias de atuação do Sebrae no Maranhão. “Para as equipes técnicas, é mais um insumo para conhecimento sobre  o seu objeto de trabalho, permitindo-lhe traçar as estratégias específicas para a prestação de serviços aos clientes, segundo as peculiaridades de cada um”, complementa o gerente.

Dados da primeira edição

O estudo abrange uma visão completa das 303.007 empresas ativas no Maranhão, incluindo informações sobre a distribuição por setores econômicos componentes do PIB (incluindo agropecuária, comércio, construção, indústria e serviços) e a predominância por porte empresarial. Destaque para os microempreendedores individuais (MEI) e as microempresas (ME), que representam juntos 87,98% das empresas existentes no estado, refletindo a força dos pequenos negócios na economia local. Se somados às empresas de pequeno porte (EPP) esse percentual sobe para 95,6% dos negócios formais e ativos do estado.

Continua após a publicidade..

Além disso, a publicação oferece uma análise detalhada sobre a concentração das empresas nos principais municípios, como São Luís, que abriga quase um terço das empresas ativas, seguida por Imperatriz e outros centros regionais. Também são apresentadas informações sobre as principais subclasses de atividades econômicas, destacando os setores de comércio de vestuário, produtos alimentícios e serviços de restaurantes e lanchonetes.

Para acessar o conteúdo completo da publicação e utilizar essas informações na elaboração de estratégias e análises de mercado, basta acessar o portal do Sebrae Maranhão e fazer o download no link https://bit.ly/3Nql8Of
 



 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.