Palestra

Ministro do STJ Luiz Gurgel faz palestra sobre Reforma Tributária na Universidade Ceuma

A palestra será realizada, no dia 12 de agosto, durante a aula magna do curso de Direito, marcando o início das atividades acadêmicas do segundo semestre letivo do curso.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 13/08/2024 às 18h19
Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Gurgel. (Foto: Divulgação/STJ)

SÃO LUÍS - No dia 12 de agosto, a Universidade Ceuma vai receber o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Gurgel, que irá ministrar a palestra “Reforma Tributária, Segurança Jurídica e Desenvolvimento”.

A palestra será realizada durante a aula magna do curso de Direito, marcando o início das atividades acadêmicas do segundo semestre letivo do curso.

O evento terá início às 9h, no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença, em São Luís. A palestra terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Universidade Ceuma.

O momento será uma grande oportunidade de ouvir e aprender com o ministro Luiz Gurgel, um dos grandes nomes do Direito no Brasil, membro da segunda mais alta corte judiciária do país.

As inscrições serão realizadas diretamente no evento.

Quem é o ministro Luiz Gurgel

O pernambucano Luiz Alberto Gurgel de Faria, que tem 55 anos de idade, é Mestre e Doutor em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez a graduação em direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É autor, palestrante e professor adjunto III da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona Direito Tributário. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e do PPGD da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Continua após a publicidade..

Ele foi Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Docente Visitante dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da UFPE.

Autor de vários artigos e livros jurídicos, havendo proferido diversas palestras em seminários e congressos nacionais e internacionais. Foi Juiz do Trabalho no Rio Grande do Norte (1993), Juiz Federal (1993/2000), Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (2000/2014), no qual foi seu Diretor da Escola de Magistratura (biênio 2003/2005), Corregedor (biênio 2005/2007) e Presidente (biênio 2009/2011), além de ter sido Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (biênio 2011/2013).

Em 2014, ele foiescolhido ministro do Superior Tribunal de Justiça. No STJ, começou julgando processos de direito penal e integrou a composição da Primeira Seção e da Primeira Turma, órgãos especializados em direito público.

Curso de Direito no Ceuma

Avaliado com nota 5, o curso de Direito da Universidade Ceuma é o mais bem conceituado no Maranhão. Tem professores extremamente especializados com mestrados e doutorados, além da expertise de muitos anos em advocacia. O curso dispõe também de Escritório-Escola, de Centros de Conciliação de Conflitos e Cidadania e dos Centros Avançados de Atendimento do Procon.

O curso inicia o aprendizado com fundamentos em Psicologia, Filosofia Jurídica, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas para desenvolver a habilidade do aluno em argumentar, persuadir e conciliar. As disciplinas específicas abrangem todos os ramos do Direito Público e Privado em aulas práticas e dialogadas.

Com a ótima formação da Universidade Ceuma, o formado em Direito, após ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pode se especializar em uma das áreas do Direito privado e abrir seu escritório. Ou optar por carreiras jurídicas na magistratura, nas promotorias ou nas polícias. Ou ainda trabalhar em órgãos públicos como assessor jurídico ou analista judiciário. A Diplomacia é outra carreira promissora para quem pretende seguir o Direito Internacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.