Sucesso

Feira do Empreendedor encerra com palestra sobre a importância do bom atendimento ao cliente

Gestão de finanças, o uso da inteligência artificial nas redes sociais, propriedade intelectual e outros tópicos foram destaque no último domingo (30) da Feira, que movimentou o Cerrado Sul do Maranhão.

Publipost / Sebrae

Gisele Paula defende atendimento de qualidade para atrair clientes. (Sebrae/Divulgação)

O que um empresário precisa ter em mente para o sucesso nos negócios hoje? A valorização do cliente no atendimento, a aposta firme no conhecimento, a saúde da gestão financeira e a busca constante por tecnologia e inovação para ampliar as oportunidades são essenciais para o sucesso nos negócios. Esses e outros temas foram discutidos e apresentados ao público no encerramento da Feira do Empreendedor realizada pelo Sebrae na cidade de Balsas, no último domingo (30).

Dirigentes do Sebrae e parceiros prestigiam abertura da histórica Feira do Empreendedor, em Balsas. (Sebrae/Divulgação)

A valorização do cliente é um dos fundamentos do sucesso de uma empresa. Essa foi a principal mensagem da palestra masterclass “Cliente Feliz Dá Lucro”, proferida pela cofundadora do site Reclame Aqui e CEO do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula. Ela deixou claro para os espectadores que uma empresa de destaque reconhece o valor do cliente no atendimento, proporcionando experiências de consumo memoráveis e inclusivas. Para isso, é fundamental entender e conhecer o cliente. “Muitas vezes, as empresas desperdiçam a chance de ouvir e criar conexões com o cliente. É preciso ter em mente que, para 89% dos consumidores, a experiência de compra é tão importante quanto o produto ou serviço”, alertou a palestrante.

Segundo a CEO do Instituto Cliente Feliz, aquilo que eleva um negócio para outro patamar é o conhecimento, o primeiro passo para qualquer mudança. Ao considerar a necessidade de ampliar os horizontes e aplicar o conhecimento no dia a dia para mudar o modo como uma empresa se comporta em relação aos clientes, a empresária destacou sua descoberta sobre o potencial da cidade de Balsas e a oportunidade de impacto direto nos negócios que a Feira do Empreendedor possibilitou. “Eu não conhecia Balsas. Fiquei encantada com o que vi, com as possibilidades que o empreendedor tem a partir do conhecimento adquirido nessa feira, que também trouxe oportunidades de negócios. Deve-se pegar algum conhecimento adquirido e aplicar no dia a dia. Faça isso, para ver a mudança que essa atitude vai fazer”, enfatizou.

Lourena Guida acompanhou a palestra por considerar o assunto relevante mesmo para quem não empreende ou não planeja ter uma empresa. (Sebrae/Divulgação)

Além da exposição de Gisele Paula, outras três palestras e um painel temático foram destaques no encerramento da Feira do Empreendedor. Outros tópicos ressaltados foram: a gestão financeira, os caminhos da inteligência artificial e o uso das redes sociais nos negócios, a questão da propriedade intelectual e da proteção das empresas, e cidades inteligentes e sustentáveis como caminho para o futuro.

Saúde nas finanças

O planejamento financeiro é para todos e os bons hábitos nas finanças podem ser determinantes para quem pretende abrir um negócio. Considerando isso, a sócia da startup Mooney, Luiza Pierre, proferiu a palestra “Educação Financeira pode ser algo divertido” no Lounge Educação. Preocupada com a alfabetização financeira da população, a empresária propôs um novo olhar para o assunto em sua exposição, frisando a saúde das finanças como questão sensível na gestão empresarial.

Empreendedora relata que ferramentas tecnológicas fortalecem presença digital da empresa. (Sebrae/Divulgação)

Para transmitir seu conhecimento na área, a palestrante usou dinâmicas e uma apresentação direta como ferramentas comunicativas, fato destacado pela jovem Lourena Guida, de 20 anos, segundo a qual lidar com dinheiro é algo complexo e que precisa ser ensinado de forma leve e eficaz. Ela considerou o tema de grande relevância até mesmo para ela, que não tem expectativas de abrir um negócio por enquanto. “Todo mundo tem que saber um pouco dos princípios, não é? Lidamos com dinheiro todos os dias e temos essa necessidade”, afirma.

O conhecimento é determinante 

A palestra ministrada por Gisele Paula foi apenas um exemplo das diversas ações de conhecimento que proporcionaram aos empreendedores insights e dicas que, se aplicadas no cotidiano da gestão de seus negócios, podem gerar mudanças significativas. No total, foram mais de 160 horas de capacitação e atividades oferecidas pelo Sebrae e seus parceiros, distribuídas em oito Arenas e espaços temáticos, em uma movimentação inédita em Balsas.

Propriedade intelectual é um tema importante para os pequenos negócios da economia criativa. (Sebrae/Divulgação)

"Temos recebido um retorno muito positivo dos empreendedores, parceiros e visitantes da Feira. Alcançamos nosso objetivo de trazer para Balsas, a cidade que mais cresce no estado, a dinâmica de um evento como a Feira do Empreendedor, estimulando a inovação, fomentando oportunidades e gerando conexões entre empresas, com uma aposta firme no conhecimento, diferencial para quem busca o sucesso", analisou o diretor técnico, Mauro Borralho.

Inteligência artificial para alavancar as redes sociais

Para ter sucesso, um empresário precisa estar de olho no futuro; do contrário, é impossível progredir. Diante desse dilema, o consultor Stenyo Guimarães proferiu a palestra “Como Usar a Inteligência Artificial nas Redes Sociais?” na Arena Savana, no encerramento da feira. O desafiador tema da IA, que atualmente ocupa a maior parte das discussões do setor empresarial, já havia sido colocado em questão no evento e voltou desta vez com a expectativa de orientar como um empresário pode utilizar as ferramentas de inteligência artificial para produzir conteúdos atrativos para as redes sociais e alavancar seu negócio.

João Gabriel, de 22 anos, é de Imperatriz, buscou a Feira do Empreendedor como ambiente de conhecimento. (Sebrae/Divulgação)

Um dos aplicativos destacados pelo palestrante foi o Chat GPT, útil e determinante para a criação de roteiros e planejamentos de conteúdos nas redes sociais. Quem acompanhou de perto a palestra foi a empresária Eva Brilhante, atuante no ramo de confecções na cidade de Balsas. Atualmente, a empreendedora já utiliza o Chat GPT para atualizar as redes sociais de sua loja e reconhece o impacto que a ferramenta pode ter nos negócios. “Hoje, isso vem sendo uma facilidade na empresa. Já consigo fazer meu planejamento e cronograma com os recursos do Chat GPT. E está sendo ótimo”, analisou ela, que conheceu a ferramenta em capacitações oferecidas pelo Sebrae em Balsas e buscou, na palestra, atualizar seus conhecimentos.

Propriedade intelectual é preocupação de empresários

Com o amplo desenvolvimento e acesso à inteligência artificial, muitos empresários hoje temem pela preservação de suas marcas e direitos autorais. Para salientar a necessidade de cuidado nesta área, o Sebrae organizou a palestra da advogada e consultora Milla Pasan, especializada em propriedade intelectual, na Arena Cerrado. Pasan ressaltou a necessidade de popularização das questões que envolvem os direitos autorais no contexto tecnológico do mundo atual.

Caravana de 22 cidades do Maranhão participam da Feira em busca de parcerias e conhecimento. (Sebrae/Divulgação)

Segundo a consultora, todos os tipos de negócios estão diante da questão da propriedade intelectual e os empresários devem ter cuidado com marcas, invenções e também com os conhecimentos tradicionais. Pasan enfatizou ainda que a questão se amplia com a caminhada para a integração das tecnologias ao dia a dia dos empreendedores, o que é “algo crucial para alcançar resultados eficazes para todos”.

Pasan explicou que, apesar dos custos dos softwares serem um fator limitante, a inteligência artificial já faz parte do cotidiano e pode melhorar a gestão dos negócios em áreas como estoques e atendimento. "A inteligência artificial não vai roubar empregos. Estamos em um processo de transformação que já faz parte do nosso cotidiano desde os anos 1950", analisou.

Cidades sustentáveis são caminho para o futuro

Na Arena ESG, o painel “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” destacou a importância crescente desse tema, com mediação da arquiteta e urbanista Juliana Palácios, da iCities. Participaram do painel o vereador Arão Guajajara, o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, e a professora Daniele Gaspar (UFMA de Grajaú). Foram discutidas soluções para cidades inteligentes em áreas como infraestrutura, gestão ambiental, participação cidadã e qualidade de vida, com exemplos de boas práticas em Grajaú, que busca se tornar uma cidade inteligente.

João Gabriel, empreendedor de 22 anos de Imperatriz, acompanhou a atividade e mencionou que esse foi seu primeiro contato com o tema. “Espero ver mais projetos como esse”, comentou ele. O tema despertou sua curiosidade e agora faz parte do conhecimento adquirido na Feira. “As cidades conseguem se desenvolver por si próprias. Conseguem ter uma produção inteligente, que gere renda e uma economia para as pessoas da terra”, resumiu ele.

Caravanas de 20 cidades participam da Feira do Empreendedor

Quase 250 empreendedores de 20 cidades maranhenses participaram da Feira do Empreendedor para se capacitar, acessar inovações e se conectar com outros empreendedores, além de explorar novos mercados e prospectar parcerias. Viabilizada pelo Sebrae através das 12 Unidades de Negócios espalhadas pelo Maranhão, a iniciativa organizou sete caravanas com empreendedores de diversas cidades, incluindo Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Campestre, Carolina, Caxias, Chapadinha, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São Pedro da Água Branca e Senador La Rocque.

Marcos Silva, gerente comercial da H3i Rastreamento, veio de Pinheiro, na Baixada Maranhense, para prospectar clientes na Feira. Segundo ele, a expectativa foi atendida. "Graças a Deus, conseguimos falar com muitas pessoas e mostrar nossos serviços, fazendo contato com interessados em aderir ao nosso serviço", afirmou.

Fernanda Costa, de Estreito-MA, também participou do evento. "Meu esposo já tinha ido à Feira em São Luís, e eu tinha muita curiosidade de conhecer", relatou. Além de assistir a palestras, ela aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a formalização do empreendimento. "A Feira foi muito completa, superando minhas expectativas", resumiu a empreendedora.

Feira do Empreendedor 2024

Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024, realizada pelo Sebrae teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas durante os quatro dias do evento. Para a realização da Feira, o Sebrae Maranhão contou os patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Banco do Nordeste e Senar. O Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Grupo Mateus apoiaram o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.