ELEIÇÕES 2024

Eduardo Braide deve perder apoio do PDT em São Luís

Aliança vitoriosa no 2º turno de 2020 não deve se repetir nas eleições deste ano.

José Linhares Jr / Editor do Ipolítica

Atualizada em 11/06/2024 às 11h59
Aliança formada no 2º turno das eleições de 2020 deve ser desfeita neste ano. (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide (PSD) deve perder, definitivamente, o apoio do PDT para as eleições deste ano. A aliança,  fundamental para a Braide a vitória no 2º turno das eleições de 2020, não deve se repetir neste ano. Desde 2022, as relações entre Braide e a legenda ficaram estremecidas e foi iniciado um distanciamento. O lançamento oficial da pré-candidatura do ex-vereador Fábio Câmara para a Prefeitura de São Luís nesta semana deve oficializar a ruptura.

O ato de lançamento da pré-candidatura de Câmara será realizado na próxima sexta-feira (14), durante a Convenção Estadual e Municipal de São Luís. O evento ocorrerá na sede do partido, localizada na Rua dos Afogados, a partir das 15 horas.

FIM DA ALIANÇA

Partido mais vitorioso nas eleições de São Luís nos últimos 30 anos, o PDT teve participação direta em todas as coligações vencedoras para a Prefeitura de São Luís desde os anos 1990. Em 2020, o partido aliou-se ao deputado estadual Neto Evangelista no 1º turno e formou aliança com Eduardo Braide na etapa final das eleições.

Para a maioria dos expectadores e analistas, o apoio pedetista foi fundamental para a vitória de Braide contra o grupo liderado pelo deputado federal Duarte Jr. Apesar do papel decisivo, membros da legenda reclamam de terem sido escanteados na gestão de Eduardo Braide. O prefeito é frequentemente acusado de trair o arco de aliados formulado naquela eleição.

O lançamento de Fábio Câmara deve ser o golpe final no rompimento entre PDT e Braide.

ELEIÇÃO DA NOVA DIREÇÃO

Na convenção, que reunirá militantes, pré-candidatos a vereadores e prefeitos, autoridades e direção nacional do partido, será eleita a nova direção estadual e municipal do PDT. A expectativa é que o nome de Fábio Câmara seja avalizado como o pré-candidato da sigla à Prefeitura de São Luís.

A Convenção Estadual do partido estava prevista para o dia 10 de maio, mas foi adiada devido ao falecimento de Dona Eunice Honaiser, mãe do deputado federal Márcio Honaiser. O evento contará com a presença do Ministro da Previdência e presidente nacional licenciado, Carlos Lupi, dos senadores Weverton e Ana Paula, e de deputados estaduais e federais.

DISCURSO DO PRESIDENTE MUNICIPAL

Segundo o presidente municipal do PDT de São Luís, vereador Raimundo Penha, a convenção será crucial para discutir o futuro das cidades. “Nosso objetivo é reunir pré-candidatos de todas as regiões do Maranhão para debater as melhores soluções para os nossos municípios. O partido tem uma longa história e um compromisso sólido com o municipalismo”, afirmou Penha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.