
BRASÍLIA - A prévia da inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou um aumento de 0,44% em maio. Este dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 28.
O incremento nos preços da gasolina, que subiu 1,90%, foi o principal fator do aumento, contribuindo com 0,09 ponto percentual para o índice geral. O setor de transportes, influenciado pelos combustíveis, teve uma elevação de 0,77% no mês, representando o segundo maior impacto entre os grupos analisados.
OUTRAS CATEGORIAS
Além dos transportes, outros oito grupos de produtos e serviços foram analisados, dos quais todos, exceto um, apresentaram alta. Notavelmente, o grupo de saúde e cuidados pessoais viu o maior aumento percentual, de 1,07%, impulsionado pelo reajuste autorizado de até 4,50% nos preços dos medicamentos desde 31 de março.
Apesar do aumento observado, a prévia da inflação ficou abaixo das expectativas do mercado financeiro, que antecipava uma alta de 0,47% para o mês. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 subiu 3,70%, enquanto em 2024 a alta é de 2,12%.
Saiba Mais
- Peru, Jordânia e Hong Kong retomam compra de carne de frango do Brasil
- BR do Mar prevê redução de até 60% nos custos de cabotagem
- Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS
- Dólar sobe para R$ 5,58 com agravamento de tensões com EUA
- Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias