Aprendizagem

Maio Amarelo: campanha mescla o ensino de idiomas com educação para o trânsito

O projeto pioneiro do Maranhão foi idealizado por integrantes do Observatório Nacional da Segurança Viária no Estado.

Imirante.com, com informações da assessoria

A ideia do projeto é promover a segurança viária no contexto educacional. (reprodução)

BRASIL - A campanha mundial Maio Amarelo chama atenção para mais um projeto de conscientização: o 'Maio Amarelo Sem Fronteiras'. A iniciativa tem como objetivo trabalhar a educação para o trânsito no currículo do ensino de idiomas.

A ideia do projeto é promover a segurança viária no contexto educacional, nas escolas bilíngues, cursos de idioma e graduações. A iniciativa foi liderada por integrantes do Observatório Nacional da Segurança Viária no Maranhão. A ação tem lançamento planejado para a última semana de maio e já recebeu adesão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Escola IEMA Bilíngue e da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. 

De acordo com a organização, as ações do 'Maio Amarelo Sem Fronteiras' iniciam pelo Maranhão, como sede do projeto piloto. Mas a iniciativa foi criada para ser desenvolvida nacionalmente e internacionalmente, utilizando uma abordagem que transcende fronteiras geográficas e linguísticas.

A proposta é alinhada aos princípios da Abordagem Comunicativa e à teoria educacional de Lev Vygotsky, particularmente à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), ou seja, enfatiza a importância de utilizar contextos significativos e situações da vida real para engajar os alunos, tornando a aprendizagem de idiomas mais relevante e realista. 

"Ao incorporar temas de segurança viária, os alunos serão expostos a materialidades discursivas autênticas que não apenas estimulam o interesse e a motivação para aprender, mas também promovem a conscientização sobre um tema de vital importância social", destaca um dos idealizadores do projeto, o analista de trânsito e intérprete Ulisses Bertoldo.

Continua após a publicidade..

Através da integração de conteúdos relacionados à segurança viária, os alunos desenvolvem habilidades como pensamento crítico, empatia e consciência social. "A educação linguística pode ser um forte aliado na promoção de valores universais de segurança, respeito e responsabilidade, neste contexto, com efeitos positivos no trânsito, transporte e mobilidade", completa Ulisses.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa global que visa à conscientização da sociedade para a redução da violência no trânsito. Em 2024, a campanha mundial chega à sua 11ª edição no Brasil. No país, a ação foi idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma entidade sem fins lucrativos, que atua em parceria com a ONU e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A ONSV colabora amplamente com governos, empresas, instituições educacionais e a sociedade civil, visando a universalidade e a inclusão em seus projetos. Durante o mês de maio, o movimento convida todos a se engajarem em ações, eventos e atividades que destacam a importância de cada escolha feita no trânsito. Este ano, o tema da campanha Maio Amarelo é: “Paz no Trânsito Começa por Você”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.