Imunização

Multivacinação contra a gripe segue neste domingo (28) em shopping de São Luís

Vacinação ocorre das 14h às 20h, no Rio Anil Shopping, no Turu.

Imirante.com

Atualizada em 28/04/2024 às 08h58
Vacinação ocorre no Rio Anil Shopping. (Foto: Danielle Figueiras)

SÃO LUÍS - A multivacinação contra a gripe/influenza segue neste domingo (28) no Rio Anil Shopping no bairro Turu, em São Luís. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo da campanha é elevar os indicadores de cobertura vacinal no Maranhão.

"A estratégia tem por objetivo atingir os níveis de cobertura vacinal estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a oferta de doses para toda a família”, justificou a superintende de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila de Nazaré Vasconcelos dos Santos.

Neste domingo, no Rio Anil Shopping, a ação ocorre na parte da tarde, das 14h às 20h. Para se vacinar, basta levar a carteira de vacinação e documento oficial com foto.

Quem pode se vacinar?

A vacina vai estar disponível para o público elegível da campanha, formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário comprovação), quilombolas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e portuários podem receber a vacina, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Vacinação

A vacinação contra a influenza é a forma mais eficaz de minimizar a carga do vírus, reduzir os sintomas da gripe, prevenir as complicações decorrentes da doença e evitar internações e óbitos. Para vacinar é necessário apresentar o documento de identidade e o cartão de vacinação.

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, podendo assumir formas mais graves e até provocar a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.