Saúde

Maior incidência de síndromes gripais: especialistas apontam cuidados necessários

População deve tomar medidas preventivas, principalmente em regiões de baixa temperatura.

Publipost / Hapvida

A síndrome gripal é um conjunto de sinais e sintomas que acometem o paciente. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As variações de temperatura, geralmente, desencadeiam o aumento da incidência de síndromes gripais em várias regiões do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, casos de influenza cresceram no país nas duas primeiras semanas do ano. O cenário acende o alerta para os riscos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).

Diante disso, especialistas reforçam a importância de se compreender os sintomas, adotar medidas preventivas, buscar orientação médica e redobrar os cuidados, sobretudo com as populações mais suscetíveis, a exemplo de crianças, pessoas imunodeprimidas e idosas.

De acordo com a infectologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Carla Godoy, a síndrome gripal é um conjunto de sinais e sintomas compostos por febre, tosse e dor de garganta. Além disso, podem surgir mialgia (dor nos músculos), cefaleia (dor de cabeça) ou artralgia (dor nas articulações).

A médica ressalta que os quadros são, geralmente, causados por vírus e que o clima influencia a facilitação da transmissão de indivíduo para indivíduo, sendo maior quando há aglomeração de pessoas.

“Isso se verifica mais claramente nas áreas temperadas do globo terrestre, que incluem as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nas regiões equatoriais e subequatoriais, não temos um momento de baixas temperaturas, porém há o aumento de chuvas e, nessa situação, também acaba ocorrendo aglomeração em ambientes fechados”, detalha.

Medidas preventivas

Godoy destaca que, para diminuir o risco de se contaminar, é importante evitar contato direto com pessoas gripadas, ambientes aglomerados e pouco ventilados, principalmente nos períodos de alta circulação viral em cada região do País.

Outra atitude importante é evitar tocar a boca e os olhos sem higienizar as mãos. “Uma vida saudável sempre é um apoio ao sistema imunológico: alimentos frescos, boa hidratação, atividades físicas e períodos adequados de descanso”, sugere Carla.

Cuidados com as crianças

Síndromes gripais em geral, incluindo a covid-19, também acometem as crianças. O pediatra Rafael Braiti, também da Hapvida NotreDame Intermédica, destaca os cuidados necessários.

“Pessoas abaixo de dois anos de idade são mais vulneráveis aos resfriados e às gripes. Nessa faixa etária, é comum que os pequenos tenham, em média, seis ocorrências por ano. É necessário, nesse contexto, redobrar os cuidados com crianças prematuras, sobretudo aquelas com doenças crônicas, asma, bronquite, diabetes, câncer, leucemia, dentre tantas outras”, orienta.

“Caso a criança apresente sintomas gripais, deve-se manter a hidratação e a alimentação adequada. A lavagem nasal com soro é fundamental para aliviar o desconforto da descongestão. Toda e qualquer medicação, a exemplo de antitérmicos para aliviar a febre, deve ser administrada via prescrição médica, de acordo com a necessidade de cada caso”, afirma.

Tratamento

Braiti também elucida que as síndromes gripais não têm tratamento específico. Portanto, o ponto mais importante é a prevenção. A manutenção de um estilo de vida saudável, a lavagem constante e adequada das mãos, a etiqueta da tosse, o cuidado para evitar contato com o rosto e a vacinação são condutas recomendadas.

Complicações

Os casos aumentam bastante nos próximos meses do ano, geralmente a partir de fevereiro e março. Com isso, “as principais complicações às quais precisamos ficar atentos são a pneumonia, a infecção de ouvido, a sinusite e, às vezes, até um quadro mais grave, que é a inflamação do coração chamada de miocardite”, alerta o pediatra.

Telemedicina

Para assegurar uma assistência adequada, a tecnologia vem sendo uma importante aliada. Com o objetivo de proporcionar mais comodidade durante as consultas, o diretor médico de Padronização e Protocolos Médicos da Hapvida NotreDame Intermédica, Marcelo Moreira, destaca a importância da teleconsulta de urgência no tratamento das síndromes gripais.

“É um atendimento com a mesma qualidade de nossas consultas presenciais, com a vantagem de evitar a exposição do paciente a outros tipos de patógenos. Ou seja, a teleconsulta de urgência o isenta de se deslocar até a uma unidade física para ser atendido, evitando a superlotação de nossos prontos atendimentos”, diz.

Os médicos listam pontos importantes para se prevenir da gripe:

- Manter o calendário de vacinação em dia com o calendário nacional da sua região;
- Fazer uma hidratação adequada: beber água com frequência, se não houver restrição médica, chá ou suco, sem adicionar açúcar, água de coco e, nos bebês até 6 meses, atenção ao aleitamento materno;
- Dar preferência para alimentos saudáveis;
- Garantir bons períodos de descanso;
- Evitar locais aglomerados e sem ventilação.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.