COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Somos velhos, bananas e brilhantes

Se os homens parassem um pouco para conhecer a si mesmos, talvez tivessem uma visão diferente a respeito do mundo e de si mesmos.

José Ewerton Neto

 

Ah, se os homens parassem um pouco para conhecer a si mesmos, como preconizaram os sábios da Antiguidade! Então talvez tivessem uma visão diferente a respeito do mundo e de si mesmos. Claro que estou falando de todos nós, seres humanos. 

1.Já nascemos idosos. Os átomos de nosso corpo têm bilhões de anos de idade e são os mesmos que foram criados durante o Big-Bang, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.

Portanto, quando você nasceu, leitor (começando a berrar e chamar a atenção para dizer que estava vivo ) já era uma poeira de átomos com uma trajetória de longevidade respeitável. 

Então, porque temer tanto a morte? Queremos mais eternidade ainda pra quê?

2.Brilhamos no escuro. Todos os seres humanos são bioluminescentes, o que significa que acendemos no escuro. No entanto, a luz que emitimos é mil vezes mais fraca que a média que os olhos humanos podem detectar. 

Portanto somos todos brilhantes, independente de que precise alguém fingir que está nos elogiando para mostrar isso. Quando Lula, nosso presidente, diz que Janja, sua mulher, é o farol de sua vida está multiplicando o brilho natural de todo ser humano por um milhão, o que talvez revele que ele, como político, deve ter olhos especiais, tanto para ver quanto para não ver. 

3. O que seres humanos e bananas têm em comum? À primeira vista nada. No entanto pesquisadores descobriram que compartilhamos 50% do nosso DNA com a fruta. 

A banana é uma fruta tão saborosa, tão simpática e salutar que deveríamos ter mais orgulho desses 50 %. Alguns políticos, depois de eleitos reagem negativamente se chamados de bananas, mas deveriam era se orgulhar disso já que, antes das eleições, comeram muita banana nas feiras livres para mostrar empatia com os humildes. O que só mostra que a maioria não vale metade de uma banana. 

4. Os sentido da vida são mais de 5. Embora tenhamos aprendido nos primeiros anos de escola que são 5 os sentidos da vida : visão, audição, olfato, tato e paladar, temos ainda cerca de 15 outros sentidos como equilíbrio, dor, tempo, temperatura e sede. 

Isso vale para quase todos os seres humanos, mas há exceções. Os fãs de Wesley Safadão e Luan Santana, por exemplo, ao invés de sentidos a mais têm de menos: Visão, Audição e Paladar. Que pena!

5.Como viaja seu sangue! O sangue de todo ser humano viaja 2000 km por dia, o que é quase cinco vezes em linha reta a distância entre o Oiapoque, no Amapá e o Chuí, no Rio Grande do Sul. 

Portanto, se você é um turista acidental e gosta tanto assim de viajar não busque explicação. Está no sangue! 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.