TJ-MA

Solenidade de posse de Sônia Amaral será realizada na Academia Maranhense de Letras Jurídicas

A recepção e saudação solene à nova acadêmica será feita pelo acadêmico Carlos Sebastião Nina Silva.

Imirante.com, com informações da assessoria

Júlio Moreira Gomes Filho, Pres. da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ) e a Des. Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro (TJMA), que irá ocupar a cadeira de N.20 da AMLJ, patroneada por Godofredo Mendes Viana. (divulgação)

MARANHÃO - Será realizada, nesta quinta-feira (7), às 18h30, a cerimônia de posse da mais nova integrante eleita para a Academia Maranhense de Letras Jurídicas / AMLJ (Casa Clodomir Cardoso). Sob o comando do atual presidente, o advogado Júlio Moreira Gomes Filho, a Sessão Solene irá empossar a Des. Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro (TJMA), na cadeira de N.20, patroneada por Godofredo Mendes Viana.

A recepção e saudação solene à nova acadêmica será feita pelo acadêmico Carlos Sebastião Nina Silva; no evento que terá como palco o salão “Casa de Portugal” no Convento das Mercês.

“Quando recebi a notícia de que tinha sido aceita como acadêmica da AMLJ o meu sentimento foi de muita alegria. Afinal de contas, essa Academia tem um nome forte na sociedade maranhense, pelo muito que já contribuiu e que ainda vai contribuir nas reflexões jurídicas no nosso país e no nosso Estado em especial. E isso se dá pela qualidade técnica e intelectual dos seus membros. Quando observamos os nomes dos 40 integrantes da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, percebe-se que ali existe histórias de devoção ao Estado Democrático de Direito, à democracia e ao respeito às leis. E mais ainda, ao estudo voltado a todos os aspectos do mundo jurídico. Por tudo isso, eu estou muito feliz em ter a oportunidade de poder participar da AMLJ e tentar também, dar a minha contribuição a esses debates” declarou a Desembargadora sobre sua eleição e posse nessa Academia.

Fundada em fevereiro de 1986 a AMLJ é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas e composta por 40 membros efetivos, sempre juristas de relevante contribuição literária e profissional; funcionando na sede da OAB – MA no Calhau. Sua mais nova integrante, a Des. Sônia Amaral é detentora de uma brilhante trajetória profissional e acadêmica:

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, tem pós-graduação no Curso Preparatório da Magistratura pela Escola Superior da Magistratura - ESMAM, Especialização em Magistério Superior (UNICEUMA), Mestrado em Políticas Públicas (UFMA) e Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito pela Universidade Clássica de Lisboa - FDUL) e em 2016 participou do International Judicial Research and Training Program da Universidade de Frankfurt (Alemanha).

Continua após a publicidade..

Em 2022 foi empossada como desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Entre outras funções já exercidas, foi advogada da Assembleia Legislativa do Estado (1984/1989), juíza de Direito do Maranhão (admitida em 1989), professora da disciplina de Juizado Especial Cível e Processo Penal da Escola Superior da Magistratura - ESMAM (admitida no ano de 2000), professora de Processo de Execução Cível da Faculdade Santa Terezinha - CEST. É detentora de prêmios e títulos importantes. Foi condecorada com a Medalha "Bento Moreira Lima" concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão em 2010; e recebeu o título de Mulher-cidadã Bertha Lutz, em 2009 pelo Senado Federal, entre outras honrarias.

Para o Pres. da AMLJ Júlio Filho essa posse vai fechar, com chave de ouro, mais um ano de sua gestão à frente da Academia, que tem sido marcada por ações que visam aproximar a Academia da sociedade, a exemplo da ativação das redes sociais da instituição e do lançamento de uma revista da AMLJ; assim como pelo estímulo e divulgação da rica produção literária e intelectual dos confrades.

“Esse foi um ano de muito trabalho e conquistas, e a eleição e agora a posse da Des. Sônia Amaral vem coroar esse período tão profícuo. Ela traz um histórico brilhante com sua trajetória jurídica e literária, e vem ampliar também a participação das mulheres em nosso quadro, o que é muito importante para a AMLJ. Tenho a certeza de que a nova acadêmica Sônia Amaral irá contribuir muito para o fortalecimento da Casa de Clodomir Cardoso” destacou o Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

Sobre os destaques da atual gestão do Pres. Júlio Moreira Gomes Filho na AMLJ, vale lembrar a relevante conquista para a instituição da condição de entidade de interesse público, nos âmbitos municipal em 2021 e estadual em 2023. No começo desse ano, a AMLJ também firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão, do qual resultou o projeto “Concurso Literário de Poemas – Bicentenário Gonçalves Dias” que teve como público-alvo as mulheres internas do sistema prisional maranhense. O tema do concurso foi a Justiça e suas correlações em alusão à vida e ao legado do homenageado Gonçalves Dias. Mais que um certame literário, esse projeto foi de grande importância social, contribuindo também no processo de reinserção dessas mulheres na sociedade; e que resultou em profundas reflexões e fortes poemas feitos pelas participantes sobre o tema Justiça. Um belo exemplo de como usar a poesia a favor do resgate da cidadania e da dignidade humana. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.