‘Operação Acerto de Contas’

Polícia prende em São Luís homem apontado como líder de organização criminosa atuante no Pará

Além do líder do grupo criminoso, outras três pessoas foram presas na capital maranhense durante a operação ‘Acerto de Contas'.

Imirante.com

Atualizada em 05/12/2023 às 17h30
Ele é apontado como foragido do sistema prisional paraense e principal liderança da organização criminosa. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão(PC-MA)

SÃO LUÍS - Na manhã desta terça-feira (5) quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens, foram presos durante a primeira fase da ‘Operação Acerto de Contas’, realizada pelas polícias Civil do Pará e do Maranhão, contra uma organização criminosa atuante no estado do Pará. As prisões aconteceram em São Luís,

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

De acordo com a polícia, um dos presos na capital maranhense é apontado como foragido do sistema prisional paraense e principal liderança da organização criminosa, alvo da operação.

Ainda segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra alvos apontados por integrarem a organização, os quais foram investigados por realizar tráfico de drogas no município de Tailândia (PA) e lavagem de dinheiro dos valores obtidos com a venda de entorpecentes.

Os mandados foram cumpridos nas cidades paraenses de Tailândia, Belém, Marituba, Quatro Bocas e Mocajuba, além do Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

Investagações

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou os indivíduos responsáveis pelo tráfico de drogas e descobriu que o grupo movimentou aproximadamente R$ 4 milhões e 500 mil reais no período investigado.

Nesta primeira fase da operação, além das prisões e apreensões foi realizado o bloqueio bancário no valor de R$ 6 milhões e 870 mil reais na conta dos investigados.

Entre as presas está Evelyn Baladan. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão(PC-MA)

Dentre os presos, estão as companheiras de líderes da facção criminosa, as quais participavam ativamente da empreitada criminosa, sobretudo na lavagem do dinheiro.

As prisões foram executadas no Complexo da Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Entre as presas está Evelyn Baladan, que é mulher de um dos chefes do tráfico do Comando Vermelho no Pará, Anderson Latrol.

Evelyn foi detida quando saía de uma festa em um quiosque na praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, acompanhada de uma amiga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.