Fogo!

VÍDEO: incêndio em área de descarte irregular de lixo assusta moradores na Vila Embratel

O Corpo de Bombeiros esteve no local nessa terça e informou que enviará uma equipe, mais uma vez ao local, nesta quarta-feira (29).

Imirante.com

- Atualizada em 30/11/2023 às 06h32

SÃO LUÍS – Um terreno tomado por lixo, de forma irregular, foi atingido por um incêndio, que incomoda e assusta os moradores da rua das Pitombeiras, na Vila Embratel, em São Luís. Nessa terça-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) esteve no local debelando as chamas, porém o fogo reiniciou nesta quarta-feira.

Os moradores relatam que estão enfrentando transtornos com a grande quantidade de fumaça, que está invadindo as casas na região. 

O local do incêndio é bastante acidentado, o que torna o trabalho dos bombeiros ainda mais complexo. Nessa terça, foram cerca de seis horas de atuação da guarnição para extinguir o fogo e a fumaça. Hoje, as chamas ressurgiram, e o CBMMA informou que enviará, mais uma vez, a equipe ao local. Segundo informações dos bombeiros, não há risco de propagação devido à ausência de material carga nos entornos. 

“Esse tipo criminoso de queimada em lixão, além dos danos ambientais, demora muito a apagar. A queima se propaga internamente dificultando o combate. Além de o local ser inadequado para colocar lixo”, informou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto, ao Imirante. “Além do incômodo da fumaça, há danos ambientais com o resultado da queima, porém não risco de propagação para o entorno”, completou.

A reportagem questionou a Prefeitura de São Luís sobre a limpeza da área, pois, conforme o Corpo de Bombeiros, ela é necessária para resolver de vez o problema. Leia a nota enviada ao Imirante:

"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), por meio da Superintendência de Limpeza Pública, informa que o local trata-se de um ponto de descarte irregular de lixo e que realiza a coleta de lixo no turno diurno, em dias de terça, quinta e sábado. Uma equipe será enviada ao local para averiguar a situação.

A Prefeitura de São Luís incentiva a sustentabilidade e dispõe de recursos para realizar a prática correta da reciclagem e o descarte correto dos resíduos domiciliares.

Atualmente, existem 25 Ecopontos distribuídos na cidade, funcionando de segunda a sábado de 7 às 18h, onde podem ser entregues voluntariamente resíduos como papeis, plásticos, metais, vidros com potencial reciclável, além de entulho, podas e materiais volumosos, até o limite de 2 metros cúbicos por dia.

A Patrulha Ambiental irá encaminhar uma equipe de fiscalização no local para identificar os autores do descarte irregular e a queima de resíduos. Após a identificação dos infratores, serão adotadas as medidas cabíveis no âmbito da lei 6321/18, caracterizando como infração gravíssima o descarte irregular de resíduos, podendo levar multa de R$ 1.000,00 a R$ 1 milhão".

Terreno com lixo jogado de forma irregular pega fogo em São Luís. (Foto: Reprodução)

Casa pega fogo no Ipase de Baixo

O Corpo de Bombeiros atendeu, também nessa terça, uma ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Ipase de Baixo, em São Luís. O fogo consumiu toda a estrutura da casa, que era de madeira e localizada em área de palafita, além de eletrodomésticos e outros bens materiais. Houve perda total dos itens, porém ninguém ficou ferido.

Até a chegada dos bombeiros, a operação para conter o fogo foi conduzida por um militar, que estava nas proximidades. Ele também auxiliou no resgate de crianças que se atiraram na água para escapar do fogo, e orientou moradores a permanecerem reunidos e distantes do perímetro em chamas, a fim de evitar mais riscos.

As chamas foram extintas e as casas vizinhas resfriadas para evitar serem atingidas pelo incêndio. As informações são do CBMMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.