NÃO QUEREM

Deputados do Sul e Sudeste tentam barrar aumento de ICMS

Enquanto propostas de aumento passaram tranquilamente no Norte e Nordeste, parlamentares de demais regiões resistem a aumento.

Ipolítica

Após aprovação da Reforma Tributária, governadores de todo o país iniciaram maratona por aumento de tributos. (Arquivo)

BRASIL - Governadores de seis estados do Sul e Sudeste do Brasil estão enfrentando resistência em suas respectivas Assembleias Legislativas para aprovar aumentos propostos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A posição contrasta com a postura de parlamentares do Norte e Nordeste, que têm aprovado sem nenhuma ressalva as propostas de aumento enviadas às casas. 

A medida, anunciada após a aprovação da Reforma Tributária no Senado, é vista como impopular pelos deputados estaduais e inclui governadores como Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

A preocupação dos deputados estaduais é o possível desgaste político que a medida pode trazer, dado seu caráter impopular. A maioria dos governadores envolvidos pertence ao centro ou à direita, segmentos geralmente avessos a aumentos tributários. A resistência se dá em um contexto onde os estados buscam aumentar a alíquota do ICMS para 19,5%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.