TerraZoo

Do prato para o gato: 4 alimentos que devem ser evitados

A Dra. Débora Campos, Médica Veterinária da TerraZoo, separou quatro alimentos que você deve manter longe da tigela do seu felino.

Publipost / TerraZoo

- Atualizada em 27/11/2023 às 11h27
Varie o cardápio do seu gato de forma segura. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nós, amantes de gatos, muitas vezes desejamos compartilhar um pedacinho das nossas comidas favoritas com nossos felinos, mas é essencial lembrar que nem todos os alimentos são seguros para eles. Alguns alimentos podem ser prejudiciais à saúde dos gatos e é crucial conhecer quais devem ser evitados a todo custo. Por isso, a Dra. Débora Campos, Médica Veterinária da TerraZoo, separou quatro alimentos que você deve manter longe da tigela do seu felino.

1. Chocolate: Um sabor que gatos devem ignorar

O chocolate contém teobromina e cafeína, substâncias que podem ser tóxicas para os gatos. Mesmo pequenas quantidades podem causar problemas gastrointestinais, arritmia cardíaca e, em casos graves, até convulsões.

2. Leite e derivados: a digestão dos gatos e a lactose

Ao contrário do que a cultura popular sugere, a maioria dos gatos é intolerante à lactose, o açúcar do leite. O consumo pode levar a desconforto gastrointestinal, como diarreia e vômitos.

3. Peixes enlatados: cuidado com o excesso

Peixes enlatados são tentadores para os gatos, mas o consumo excessivo pode resultar em deficiência de tiamina, um nutriente essencial para os felinos. Além disso, esses peixes podem conter altos níveis de mercúrio, o que não é saudável em grandes quantidades.

4. Embutidos: riscos de contaminação

Os embutidos, como salsichas em geral, contêm ingredientes e aditivos que podem provocar inflamações severas, alergias e até câncer quando ingeridos com frequência.

O QUE PODEMOS DAR PARA NOSSOS GATINHOS?

Varie o cardápio do seu gato de forma segura!

A melhor maneira de garantir a saúde do seu gato é oferecer uma dieta balanceada e adequada para as necessidades nutricionais deles. Opte por rações próprias para gatos; consultando um veterinário na TerraZoo, você garante a orientação necessária para o seu felino, basta realizar um agendamento pelo contato (98) 3248-9555.

Além disso, para variar o cardápio, aproveite os petiscos específicos para felinos, que são formulados para serem seguros e deliciosos para seu gato. Na TerraZoo, você encontra uma variedade de petiscos além do queridinho pelos gatos, o petisco Churu.

O petisco Churu oferece sete variações com aromas diferentes, incluindo Atum com Frango, Frango com aroma de Caranguejo, Atum, Atum com Salmão, Frango com Queijo, Frango e Frango com aroma de Camarão.

Esses petiscos trazem inúmeros benefícios para o seu gatinho, auxiliando na hidratação, estimulando o apetite, sendo úteis para facilitar o corte de unhas, contribuindo para o controle de peso, reduzindo o estresse e facilitando a administração de medicamentos.

Lembre-se, enquanto pode ser tentador compartilhar um pouco do nosso prato com nossos gatos, é essencial garantir que estamos oferecendo alimentos que sejam seguros e saudáveis para eles. Respeitar suas necessidades nutricionais é uma das melhores formas de garantir uma vida longa e feliz para nossos felinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.