BRASÍLIA - Desde 2004, o Programa Luz para Todos tem transformado vidas no Brasil, levando energia elétrica a comunidades remotas. Dionízio Pereira Fonseca Junior, morador da comunidade quilombola Candeal II em Feira de Santana, Bahia, é um dos beneficiados. A chegada da eletricidade em 2004 permitiu melhorias significativas no dia a dia e na produção local, como a mecanização do processamento de mandioca.
TRANSFORMAÇÃO
Celebrando duas décadas este mês, o Luz para Todos atingiu 18 milhões de pessoas, com investimentos de R$ 24,3 bilhões. O programa estendeu a rede elétrica a 3,6 milhões de lares em 5.437 municípios de 26 estados. A ênfase agora é nas regiões rurais do Norte e na Amazônia Legal, visando beneficiar mais 500 mil famílias até 2026. O Ministério de Minas e Energia (MME) já aprovou um orçamento de R$ 2,5 bilhões para 2024.
IMPACTOS E BENEFÍCIOS
O Luz para Todos proporcionou o acesso a eletrodomésticos essenciais, como televisão, geladeira e liquidificador, melhorando significativamente a qualidade de vida. Rafael Shayani, professor de Engenharia Elétrica da UnB, destaca a importância do acesso à eletricidade, comparável à água e saneamento básico. Ele ressalta os benefícios da redução de riscos de incêndios domésticos e a melhoria nas condições de estudo e saúde.
A maior parte dos atendimentos do programa ocorreu nos primeiros anos, com cinco milhões de beneficiados até 2007. Ao completar dez anos, o número subiu para 15 milhões. Shayani explica que os desafios logísticos da expansão para áreas afastadas são superados pela importância do direito à energia elétrica. O programa, segundo ele, coloca o bem-estar do cidadão acima dos custos, resultando em avanços significativos na qualidade de vida nas áreas rurais.
Saiba Mais
- Ministra Sônia Guajajara critica aprovação do marco temporal para demarcação de terras indígenas
- Assessoras de Anielle Franco debocharam da CBF e hostilizaram torcedores em final
- Despesas não obrigatórias do Orçamento de 2024 aumentam 8,5%
- Governo promulga projeto de lei e MP que legalizam apostas esportivas
- Governo federal vai encerrar programa de escolas cívico-militares criado por Bolsonaro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias