PENALIDADE

Deputado quer prisão para gestores que fraudarem dados

Novo projeto de lei de Luiz Philippe de Orleans e Bragança busca penalizar gestores por manipulação de informações contábeis, com sanções civis, administrativas e penais.

Ipolítica

Atualizada em 10/11/2023 às 10h52
Luiz Philippe de Orleans, autor do projeto que prevê cadeia para gestores que fraudarem dados contábeis. (O autor do projeto, Luiz Philippe de Orleans.)

BRASÍLIA - O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, apresentou um projeto de lei que estabelece penalidades para a adulteração, manipulação ou fraude de informações contábeis. A medida visa assegurar a integridade do sistema financeiro no Brasil e proteger os investidores de empresas de capital aberto.

O projeto de lei prevê que gestores que cometam irregularidades na divulgação de demonstrações contábeis possam ser responsabilizados em esferas civil, administrativa e penal. O projeto chama a aten-ção porque, entre suas propostas, prevê multas e penas de prisão de 2 a 5 anos.

O parlamentar enfatiza a importância da precisão e confiabilidade nas informações contábeis para o funcionamento eficiente dos mercados financeiros e a estabilidade econômica. A proposta busca coibir práticas fraudulentas que possam prejudicar o mercado financeiro e os investidores.

Continua após a publicidade..

 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.