Dados abertos

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre o uso de dados abertos no SUS

Entre os objetivos, está a elaboração do Plano de Dados Abertos da pasta.

Ministério da Saúde

O anúncio foi feito durante a Oficina de Dados Abertos, em Brasília. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

BRASIL - Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira (6), uma consulta pública sobre a disponibilidade e o uso de dados abertos do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é levantar contribuições para análise e melhorias do atual ambiente de disseminação de dados em formato aberto e colaborar na elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA). O anúncio foi feito durante a Oficina de Dados Abertos, em Brasília.

“Espero que tenhamos muitas sugestões até o dia 20 de novembro para construirmos o plano diretor de dados abertos com intensa participação social”, disse Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital.

Para Paulo Sellera, diretor do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde, a consulta pública é uma inovação: “O Plano não deve servir apenas para ampliar os desejos de publicação de dados abertos e transparência da pasta, ele vem ampliar a oferta de dados e informações em formato aberto à sociedade”. 

Oficina de Dados Abertos

Como parte do processo de elaboração do PDA para o biênio 2024-2025, a Secretaria de Informação e Saúde Digital realizou a Oficina de Dados Abertos para técnicos de todas as secretarias do Ministério da Saúde. A ação visa promover a transparência ativa governamental, a melhoria da gestão pública e a participação social em âmbito nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.