Atrações turísticas

Dia Mundial do Turismo: confira 5 lugares para visitar no Maranhão

No Maranhão, o Aeroporto Internacional de São Luís é a porte de entrada para as maravilhas do Estado.

Imirante.com

Atualizada em 24/04/2024 às 11h11
Casarões do Centro Histórico de São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (27), é comemorado o Dia Mundial do Turismo, uma data que, no Brasil, destaca a importância do setor para o desenvolvimento econômico e cultural do país. No Maranhão, o Aeroporto Internacional de São Luís é a porte de entrada para as maravilhas do Estado.

“O Maranhão dispõe de belezas naturais ímpares, com todas as características que só o Nordeste possui. A capital maranhense, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, por exemplo, têm sido roteiros certos de muitos passageiros, que desembarcam no Aeroporto de São Luís”, declarou o gerente do terminal, Marcelo Angelim. 

Conheça a seguir cinco lugares encantadores para visitar no estado e aproveitar o que o Maranhão, terra cheia de encantos, tem a oferecer:

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é composto por dois terços de dunas, criando um contraste único entre a areia e a água. A maneira mais prática de chegar ao parque é voar para São Luís e seguir viagem por terra. Após desembarcar no Aeroporto Internacional de São Luís, o viajante pode pegar a estrada em direção a Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão. O percurso é de aproximadamente quatro horas de carro por uma estrada asfaltada.

São Luís

A capital do Maranhão tem seu centro histórico preservado, além de conhecido como o maior conjunto de arquitetura colonial das Américas. As belas ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e azulejos portugueses tornam a cidade encantadora.

A ilha, além de já ter sido enaltecida por poetas, escritores e cantores, já recebeu vários apelidos, entre eles: Ilha Grande, Ilha do Amor, Ilha Rebelde, Ilha Magnética, Ilha Bela, Cidade dos Azulejos, Jamaica Brasileira e Atenas Brasileira. 

Continua após a publicidade..

A cidade é a única capital brasileira fundada pelos franceses, ocupada também por portugueses e holandeses, foi batizada pelos índios Tremembés no início de sua fundação, em 1612, com o nome “Upaon-Açu”, que em Tupi-Guarani significa “Ilha Grande”.

Centro Histórico de São Luís. (Foto: Divulgação / Setur)

Alcântara

Alcântara é uma cidade histórica que preserva sua arquitetura colonial e testemunha a grandeza do passado. Visitar seus casarões e igrejas seculares é fazer uma viagem no tempo.

Praça da Matriz, em Alcântara. (Foto: Divulgação)

Delta do Parnaíba 

Na divisa entre o Maranhão e o Piauí, há o Delta do Parnaíba, com sua beleza natural e selvagem. São cerca de 12 quilômetros no labirinto das ilhas do Delta, pelo rio Parnaíba, no Oceano Atlântico. O ponto de encontro das águas salgadas e doces é bem marcado: uma linha que divide o rio do mar. Além da divisão de águas, é possível contemplar, também, a divisa dos estados: à oeste, a Ilha dos Poldros e o início do território do Maranhão. A leste, a Praia do Pontal, os primeiros centímetros de Piauí.

Delta do Parnaíba. (Foto: Divulgação / Setur)

Santuário de Pedra Caída, Chapada das Mesas e cachoeiras em Carolina 

Carolina é uma cidade no sul do Maranhão. Ela sedia o santuário de Pedra Caída, que se localiza na zona rural do município. Já a Chapada das Mesas abrange Carolina, além de Estreito, Riachão e Imperatriz. A região tem paisagens magnificas com cachoeiras, lagoas e uma natureza perfeita para a prática de atividades como trilhas e tirolesa.
 

Chapada das Mesas, no Maranhão. (Foto: Divulgação / Setur)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.