Calor extremo

Bombeiros do Maranhão orientam sobre cuidados e alertam para riscos de queimadas durante onda de calor

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta as temperaturas altas e o aumento da probabilidade de incêndios na vegetação.

Imirante, com informações do CBMMA

Bombeiros alertam para cuidados com atos que possam causar queimadas. (Foto: Divulgação/CBMMA)

SÃO LUÍS - O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) alerta para atenção e cuidados redobrados, diante da onda de calor, considerado extremo, que atinge todo o país. A informação foi divulgada pelo MetSul Meteorologia, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Veja as orientações do Corpo de Bombeiros:

  • ingerir bastante líquidos;
  • evitar longa exposição ao sol e se for o caso, utilizar sombrinhas;
  • usar roupas folgadas, leves e, se possível, com proteção UVA/UVB;
  • não promover limpeza de terrenos ou eliminação de lixo com uso do fogo.

 

Leia também:

Onda de calor: interior do MA deve registrar mais de 40 graus neste fim de semana

Continua após a publicidade..

Onda de calor: saiba qual a previsão do tempo para o Maranhão nos próximos 15 dias

Inmet emite alerta de baixa umidade e onda de calor para o Maranhão

A corporação alerta para cuidados com atos que possam causar queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta as temperaturas altas e o aumento da probabilidade de incêndios na vegetação. Dessa forma, seguem as dicas:

  • não queime lixo doméstico, entulhos ou folhas secas; 
  • não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas em acostamentos de rodovias ou área de matas, pastagens e plantação;
  • fazer aceiros (faixas de terra que evitam passagem do fogo para a vegetação).
     

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o sul maranhense, situação meteorológica perigosa. Isso representa uma mudança no comportamento das temperaturas, que estão 5ºC acima da média por estes dias. O alerta de perigo está em vigor e se estende até às 18h de domingo que vem.

Hallan Cerqueira, meteorologista do Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (NUGEO/UEMA), explica que a forte onda de calor deve atingir, principalmente, o Extremo Sul do Maranhão, que é influenciado pelo Centro-Sul do Brasil. A área do Centro-Norte também está no período seco, que é comum para o período do ano, mas está fora da área de alerta amarelo por ser influenciado pelo Oceano Atlântico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.