No Campus Renascença

Ministro do STF, Edson Fachin, ministrará palestra na Universidade Ceuma, em São Luís

A palestra, que terá como tema “Justiça, Natureza e Desenvolvimento: Panorama e Desafio”, será realizada a partir das 10h, no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença.

Publipost

Atualizada em 20/09/2023 às 18h23
Luiz Edson Fachin é um jurista brasileiro, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Divulgação)

A Universidade Ceuma, Campus Renascença, em São Luís, receberá o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, no dia de 25 de setembro.

O ministro irá ministrar a palestra “Justiça, Natureza e Desenvolvimento: Panorama e Desafio”, voltada para a comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores, coordenadores e operadores da área.

A palestra será realizada a partir das 10h, no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença.

O evento será uma oportunidade importante para que os futuros operadores do Direito e demais integrantes da comunidade acadêmica tenham mais conhecimentos na área para que sejam profissionais de excelência. A palestra é uma das muitas inciativas do Ceuma para ampliar a oferta de conhecimento aos seus alunos de Direito, indo além do conteúdo oferecido em sala de aula.

Segundo o Coordenador do Curso de Direito do Ceuma, Silvio Leite, a palestra é de grande importância para os alunos e professores da Universidade.

“Este evento oferece uma oportunidade única de aprender com um renomado jurista, explorando questões fundamentais sobre justiça, natureza e progresso. Uma experiência enriquecedora que ajudará a ampliar horizontes acadêmicos, estimular discussões críticas e inspirar futuros advogados, juristas e docentes a enfrentar os desafios complexos que o sistema legal moderno enfrenta nesses domínios” declarou o professor.

Outro importante jurista também vai participar do evento, é o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, que é maranhense e tem atuação de destaque na segunda maior corte judiciária do país.

O ministro foi convidado pela Universidade Ceuma para contribuir com o debate sobre a Justiça, pois Reynaldo Soares tem uma vasta experiência e sólidos conhecimentos sobre legislação.

Sobre o palestrante

Luiz Edson Fachin é um jurista brasileiro, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Anteriormente, foi advogado, procurador do Estado do Paraná e professor titular de direito civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na carreira acadêmica, notabilizou-se por sua obra voltada ao direito civil.

Continua após a publicidade..

Fachin atuou como advogado desde 1980, quando fundou o escritório Fachin Advogados Associados, até 2015, quando foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Em seu escritório, trabalhou principalmente em casos de conflitos empresariais, sucessórios, ambientais, agrários e imobiliários.

De 1982 a 1987, foi procurador jurídico do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas do Estado do Paraná. Em 1985 foi procurador geral do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Foi, também, procurador do Estado do Paraná de 1990 até 2006.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980, obteve os títulos de mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), defendendo, em 1986 e 1991, respectivamente, a dissertação “Negócio jurídico e ato jurídico em sentido estrito: diferenças e semelhanças sob uma tipificação exemplificativa no Direito Civil brasileiro” e a tese “Paternidade presumida: do Código Civil brasileiro à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, ambas sob a orientação do professor José Manoel de Arruda Alvim Netto. Realizou pós-doutorado no Canadá e foi professor visitante do King’s College (Reino Unido) e pesquisador convidado do Instituto Max Planck (Alemanha).

Curso de Direito na Universidade Ceuma

O curso de Direito do Ceuma é avaliado com nota 5 no Ministério da Educação (MEC) é o mais bem conceituado no Maranhão. O curso conta com professores capacitados e extremamente especializados, com mestrados e doutorados, além da expertise de muitos anos em advocacia.

Para que o aluno se torne um profissional qualificado, o curso conta com três Escritórios-Escola, que oferecem atendimento gratuito à população, inclusive, com serviço itinerante e, também, os Centros de Conciliação de Conflitos e Cidadania, além dos Centros Avançados de Atendimento do Procon.

Durante o curso, os alunos adquirem conhecimento sobre os fundamentos em Psicologia, Filosofia Jurídica, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas e, desse modo, podem desenvolver as habilidades em argumentar, persuadir e conciliar.

As disciplinas específicas abrangem todos os ramos do Direito Público e Privado em aulas práticas e dialogadas. Todo esse conhecimento irá contribuir para que o aluno obtenha sucesso no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e possa exercer a profissão.

Com a excelente formação da Universidade Ceuma, o aluno poderá se especializar em uma das áreas do Direito privado e abrir seu escritório. E, também, optar por carreiras jurídicas na magistratura, nas promotorias ou nas polícias. Bem como trabalhar em órgãos públicos como assessor jurídico ou analista judiciário. A Diplomacia é outra carreira promissora para quem pretende seguir o Direito Internacional.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.