SÃO LUÍS - Uma embarcação naufragou, na tarde desta segunda-feira (28), na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís. De acordo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a embarcação saiu do Porto da Vovó, no área Itaqui-Bacanga, quando o motor parou de funcionar.
Após a pane no motor, o barco começou a ser arrastado pela força da correnteza da comporta do Bacanga que, segundo o CBMMA, estavam abertas. “Ela [a embarcação] desceu ali, porque é um pouco mais baixo, para dentro da barragem e quebrou o mastro, mas ela está ancorada agora na Apruma”, afirmou o coronel do CBMMA Célio Roberto, comandante do corpo de bombeiros.
Imagens registradas por populares que estavam no local mostram o momento em que a embarcação vira e ‘desaparece’ na água. No vídeo, também é possível ver um homem que estava na embarcação enquanto ela era arrastada pela correnteza.
Ainda segundo o CBMMA, o tripulante que estava na embarcação pulou na água e conseguiu direcionar o barco para que ele não batesse de frente com as muretas da barragem. Assim que a embarcação atravessou a comporta, ela foi arrastada sentido à antiga Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão e, posteriormente, transformada em Seção Sindical (Apruma).
Após pular na água e direcionar a embarcação, Arley Júnior conseguiu nadar até a margem do rio, não sofreu ferimentos e passa bem.
Já a embarcação, ficou apenas com algumas avarias e permanece ancorada no local.
Continua após a publicidade..
Em nota a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), informa que a área em questão trata-se de local marcado e sinalizado como área de segurança. No acidente de hoje à tarde não houve vítimas fatais, apenas prejuízos materiais.
Sobre o acidente ocorrido no final da tarde de hoje, na Barragem do Bacanga, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) informa que a área em questão trata-se de local marcado e sinalizado como área de segurança, tendo inclusive, nos períodos que precedem a operação de abertura e fechamento das comportas, sinalização sonora com emissão de cinco avisos em forma de sirene, audíveis em qualquer local nas proximidades da barragem.
Existe nas proximidades do mar a utilização da encosta como área de embarque e desembarque dos pescadores, cujo ancoramento dos barcos é feito, na maioria das vezes, de forma irregular. E a Sinfra, com o apoio das autoridades competentes, tem tentado notificar e orientar os usuários, geralmente pescadores, da necessidade de atenção naquela área.
No acidente de hoje à tarde não houve vítimas fatais, apenas prejuízos materiais.
A Sinfra está trabalhando no levantamento e verificação de eventuais danos que o barco possa ter causado à comporta.
Saiba Mais
- VÍDEO: Draga bate em pilastra de ponte e afunda no rio Tocantins, em Imperatriz
- VÍDEO: encontrado corpo de colombiano que estava desaparecido após canoa virar na Praia da Barra, em Tutóia
- Buscas por homem desaparecido seguem nesta manhã, após canoa com 10 colombianos virar em Tutóia
- Balsa que funcionava como restaurante flutuante afunda em Raposa
- VÍDEO: lancha com turistas naufraga no Rio Preguiças, em Barreirinhas, portal de entrada dos Lençóis Maranhenses
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias