COLUNA
Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

A verdade oculta de todo mundo

Em se tratando de verdade oculta, aliás, é melhor seguir o conselho de Deus que, através de seu filho, negou-nos conhecer a verdade oculta de toda a humanidade.

José Ewerton Neto

Todo mundo tem a sua VERDADE OCULTA. Não, não se trata de um fato escondido, de algo que aconteceu e que se evita divulgar. Tantas vezes está tão inacessível que nem mesmo o possuidor dela sabe que existe, mas que existe, existe... Prova disso é que nenhuma pergunta é tão pavorosa quanto esta, quase sempre inquirida quando o sujeito está desprevenido:

- Você quer mesmo que eu diga a verdade sobre você?

Pronto, de repente tudo se desmorona. Toda tranquilidade desaparece e o primeiro impulso que o desafiado tem é o de sumir para bem longe. Na impossibilidade disso, só resta esconjurar o repentino caçador de verdades alheias: "Miserável¹! Não é possível que esse fdp tenha descoberto o que nem Deus sabia."

Porque é sempre assim, por mais que alguém tente, a coisa mais difícil que existe na vida é descobrir a verdade alheia. Só isso justifica que se paguem rios de dinheiro para os analistas, que nada mais são do que caçadores das verdades ocultas. Péssimos caçadores, diga-se de passagem, derrotados por antecipação. Só poetas de verdade, pouquíssimas mulheres e raros sensitivos podem-se dizer que têm esse dom, talvez porque vivam com mais intensidade seus escapismos ao se moverem nessa área tão nebulosa quanto complexa: a da ilusão. Já pensou o risco de conviver com uma pessoa dessas que é capaz de, subitamente, sacar de suas elucubrações verdades do tipo:

- Você tem que parar com isso.

- Com o quê?

Continua após a publicidade..

- De acreditar que a Carolina Dieckman, só porque ficou mais velha, vai se dar ao luxo de aparecer em seu pobre sonho.

"Essa não! Descobrir minha verdade oculta ainda vai, mas minha pobre ilusão oculta, não. Pelo amor de Deus¹."

Se aqueles que seriam naturalmente capazes de descobrir segredos só chegam até as ilusões ocultas, então, definitivamente, uma verdade oculta não se descobrirá nunca. Só no cinema isso é possível, como no filme "Cabaré", em que a personagem de Lisa Mnelli não podia ver um trem passar que corria por trás do muro para poder gritar sem ninguém saber. Enfim, verdades ocultas não são para ser reveladas, mas, seria bom se fossem?

Tenho minhas dúvidas. Apesar dos pesares, é preferível a ilusão do que a descoberta de certas verdades, pois uma vida nunca é suportada por verdades, mas por ilusões e sonhos.

Em se tratando de verdade oculta, aliás, é melhor seguir o conselho de Deus que, através de seu filho, negou-nos conhecer a verdade oculta de toda a humanidade: "O que somos, de onde viemos, para onde vamos?" – ao silenciar para sempre quando Pilatos quis saber o que era a verdade. Talvez porque quisesse sugerir que, para bom entendedor, meia palavra basta e para ótimo entendedor basta o silêncio.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.